Para quem gosta de viajar de moto e é fã da Harley-Davidson, mas não quer partir para a Ultra Limited, suprassumo da família Touring, a marca passou a oferecer a Sport Glide. A novidade é 99 kg mais leve que a veterana (pesa 317 kg), é montada em Manaus, também traz bagageiro e parte de R$ 74.900.
Equipado com as malas laterais, que juntas têm 25,5 litros de capacidade, e carenagem no farol, que reduz o impacto do vento contra piloto e garupa, trata-se do único modelo da família Softail já preparado para pegar a estrada. Outra boa notícia é que todos esses itens podem ser facilmente retirados. Essa versatilidade era oferecida na Switchback, da linha Dyna, que saiu de linha no ano passado.
- Harley-Davidson Iron 1200 é reviver os anos 70
- BMW, Harley-Davidson e Ducati abandonam o Salão Duas Rodas
- Festival Duas Rodas leva motociclistas para pilotar em Interlagos
Com motor de 1.745 cm³ que gera 14,8 mkgf (a Harley não divulga dados de potência) e câmbio de seis marchas, a Sport Glide é bastante ágil. O V2 “casa” muito bem com as relações do câmbio de seis marchas, o que garante torque sempre presente e vibração reduzida.
A posição de guiar é confortável. Os braços ficam flexionados no guidom, que é recuado sobre o tanque, e o banco com ponto baixo de apoio dá bom suporte à lombar. Para o garupa, por outro lado, o espaço é reduzido, o que compromete o conforto. Como as pedaleiras são convencionais e bem elevadas, dá para deitar bastante a moto em curvas.
A suspensão dianteira invertida, solução típica de esportivas, é algo estranho no caso de uma Harley-Davidson, mas o resultado ficou bom. Apesar de ter curso curto, o sistema lida bem com as imperfeições do piso. Atrás, um seletor na lateral da moto facilita ajustar a carga, garantindo maior conforto.
O visual, com poucos cromados, agrada. Já o quadro de instrumentos, localizado no tanque, é completo, mas difícil de visualizar quando a Sport Glide está em movimento.
FICHA TÉCNICA:
Preço sugerido
R$ 74.900
Motor
1.745 cm³, V2, 8V, gasolina
Torque (mkgf)
14,8 a 3.250 rpm
Câmbio
6 marchas
Peso
317 kg
PRÓS E CONTRAS
PRÓS – VERSATILIDADE
Com malas e carenagem ou sem. Novo modelo pode ser duas motos em uma.
CONTRAS – ASSENTO PEQUENO
Espaço para o garupa é bastante reduzido, o que compromete o conforto.