A disputa entre a Ford e a Ferrari na prova 24 Horas de LeMans, na França, é um dos pontos altos da história das competições de carros. E está virando filme. A Fox divulgou as primeiras fotos de cenas do longa, batizado de “Ford x Ferrari”.
O filme está previsto para chegar às telas dos EUA no dia 15 de novembro. A data de estreia no Brasil ainda não foi divulgada.
LEIA TAMBÉM
As imagens mostram o ator Matt Damon no papel de Carroll Shelby e Christian Bale como Ken Miles, piloto britânico da Ford. A história se passa nos anos 60, contextualizando o período que precedeu a vitória da Ford em Le Mans. A marca americana quebrou a hegemonia da Ferrari.
O filme promete mostrar toda uma disputa entre Ford e Ferrari dentro e fora das pistas. A americana queria comprar a italiana e o negócio estava praticamente fechado. De última hora, a Ferrari desistiu.
Isso levou a Ford a contratar Carroll Shelby para desenvolver o carro que desafiaria a Ferrari em Le Mans. Shelby era um conhecido preparador de Mustang e havia criado o lendário Cobra.
Em 1966, os carros da Ford conseguiram triunfar, com as três primeiras colocações em Le Mans. Miles, em dupla com Danny Hulme, fechou a prova na segunda colocação, atrás da dupla Bruce McLaren e Chris Amon. Na terceira posição fiaram Ronnie Bucknum e Dick Hutcherson.
O filme é dirigido por James Mangold, de “Logan”. Além de Matt Damon e Christian Bale, o elenco conta com Jon Bernthal (“Justiceiro”), Josh Lucas (“Psicopata Americano”), Tracy Letts (“A Grande Aposta”) e Caitriona Balfe (“Jogo do Dinheiro”).
Quando a competição vira filme
“Ford x Ferrari” é o primeiro filme sobre automobilismo desde “Rush – No Limite da Emoção”, de 2015. Esse longa do diretor Ron Howard retrata a rivalidade entre James Hunt e Niki Lauda (morto na semana passada), na Fórmula 1 dos anos 60.
Antes de “Rush”, a Fórmula 1 foi retratada em “Grand Prix”, de 1966, que mostrava os bastidores da categoria e o risco da profissão de piloto. Já a corrida francesa de longa duração foi mostrada na década seguinte.
O filme “As 24 Horas de Le Mans” , de 1971, trouxe Steve McQueen como piloto da Porsche, equipe que também já protagonizou rivalidade com a Ferrari na pista francesa.
Vídeo relacionado: Histórias nunca contadas sobre Ayrton Senna