A marca de carros que mais cresceu em popularidade desde 2009 é a Tesla. Nos últimos dez anos, a popularidade da fabricante de elétricos aumentou 385%. Na segunda colocação aparece a Jeep, com alta de 74%. Em seguida está a McLaren, com 37% de aumento. Jaguar e Lamborghini fecham o “top 5” com alta de 34% e 27%, respectivamente.
O estudo foi feito pelo site Compare The Market, que trabalha com comparação de dados. A base para a pesquisa foram os dados do Google Trends. A plataforma mostra assuntos e/ou tendências do que é mais buscado na internet.
O bom resultado da Tesla está ligado ao aumento da oferta de carros elétricos nos últimos anos. Além, obviamente, do bom trabalho que a marca vem desenvolvendo.
Em relação à Jeep, Sergio Marchionne, (1952-2018) ex-CEO do Grupo Fiat-Chrysler, já dizia que era a marca do grupo com maior capacidade de crescimento.
- Pós-venda de montadoras: melhores e piores
- Toyota, Mercedes e BMW aparecem em ranking de marcas mais valiosas
Tem marca “forte” que caiu
O estudo também mostra as marcas que caíram no ranking. E há empresas grandes e famosas na lista. Três britânicas foram as que mais “desceram a ladeira” desde 2009.
A fabricante inglesa de superesportivos Aston Martin perdeu 39% de popularidade. Depois vem a Rolls-Royce, com 33% menos buscas. Em terceiro aparece a Lotus, com queda de 31%.
A Rolls-Royce está consolidada nas mãos do Grupo BMW. As outras duas passaram por períodos de crise. Nos últimos dez anos, apresentaram poucos lançamentos e inovações tecnológicas. Esses fatores ajudam a explicar o recuo no apreço por essas marcas.
Uma surpresa ocupa o quarto lugar em queda de popularidade. Trata-se da Ferrari (-31%), considerada uma das marcas mais valiosas do mundo. A Fiat, que também faz parte da FCA, fecha a lista das cinco empresas com maior queda de popularidade. Segundo o estudo, a italiana amargou 25% menos buscas, segundo o Google Trends.
OS SUVS MAIS VENDIDOS DE JUNHO DE 2019: