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Honda desenvolveu novo air bag para passageiro
Tecnologia

Honda desenvolveu novo air bag para passageiro

A partir de 2020, novo sistema promete melhor proteção com redução de danos em pescoço e cérebro

Redação

24 de ago, 2019 · 3 minutos de leitura.

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air bag
NOVA GERAÇÃO DE AIR BAG PARA PASSAGEIRO DA HONDA
Crédito:HONDA/DIVULGAÇÃO

A Honda divulgou imagens do novo air bag de passageiro que ela quer colocar em seus carros. O novo dispositivo começará a ser utilizado nos Estados Unidos a partir de 2020. A proposta, segundo a marca é reduzir os danos no caso de colisões frontais.

Segundo a marca, a nova tecnologia do air bag permitirá reduzir os danos de ferimentos no pescoço e cérebro. O novo desenho da bolsa inflável substitui a única bolsa que infla por três. Uma no centro e duas laterais, todas conectadas por uma espécie de tela.

Esse novo projeto de air bag muda o formato conhecido da bolsa e traz a área de contato para mais próximo do ocupante quando ela é deflagrada. Ela foi projetada para absorver e limitar a velocidade rotacional da cabeça em caso de colisão.

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Isso funciona porque a Honda também adotou um modelo moderno de cinto de segurança que distribui a força do impacto entre o cinto e o air bag, limitando os ferimentos ao peito do passageiro.

O desenvolvimento se deu com base na pesquisa dos efeitos do air bag e a proteção oferecida ao cérebro usando scanners especiais para tal monitorar funções cerebrais. A tecnologia foi patenteada pela Honda em parceria com a Autoliv, sistemista de autopeças.

air bag

HONDA/DIVULGAÇÃO
Air bag estará disponível para outras marcas

Como será produzido pela sistemista, outras marcas poderão utilizar o sistema desenvolvido e patenteado pela Honda mediante a pagamento de royalties. A Honda não divulgou qual será o primeiro modelo da marca a receber o item.

“Nós estamos adicionando esse item porque é mais seguro e nós sabemos que é benéfico para os nossos consumidores”, disse Eric Heitkamp, líder técnico de testes de colisão, do centro de pesquisa e desenvolvimento da Honda Americas.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.