Você está lendo...
Defender totalmente novo chega ao Brasil em 2020
Lançamentos

Defender totalmente novo chega ao Brasil em 2020

Novo Land Rover Defender chega ao Brasil até junho de 2020 com mais tecnologia e ganhou até motor com sistema híbrido leve

Diego Ortiz, DE FRANKFURT, ALEMANHA

10 de set, 2019 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

land rover
Land Rover Defender ao lado do primeiro, o Série 1
Crédito:Land Rover/Divulgação

O Defender, ícone da Land Rover e um dos carros mais cultuados do mundo está de volta. A nova geração do modelo acaba de ser lançada na edição de 2019 do Salão de Frankfurt, na Alemanha, e chama bastante a atenção. O novo SUV também será vendido no Brasil. Embora não haja informações sobre versões e preços, dá para apostar que o modelo, que já aparece no site da marca, não custará menos de R$ 250 mil.

A estreia do novo Defender no mercado brasileiro ocorrerá até meados de 2020. Assim como vem fazendo com outros veículos, a Land Rover oferecerá uma série especial, batizada de First Edition, que será vendida apenas durante o primeiro ano de produção do novo modelo.

O novo Defender, que parecia menor nas fotos que surgiram na internet antes do lançamento, é um brutamontes. O Land Rover é capaz de rebocar 3.720 kg e levar outros 900 kg de carga no porta-malas. Além disso, pode transportar 300 km de carga sobre o teto.

Publicidade


Inicialmente, o novo Defender será oferecido versões 90 e 110. São quatro opções de motores, duas a gasolina e duas a diesel.

defender
LAND ROVER/DIVULGAÇÃO


Defender terá até 400 cv

No caso das opções a gasolina, a P300 tem quatro cilindros, 2 litros e gera 300 cv de potência. A P400 MHEV tem um 3.0 Turbo de seis cilindros que atua em conjunto com um sistema elétrico de 48V. Combinados, geram 400 cv de potência e 56,08 mkgf de torque.

As versões a diesel são a D200 e a D240, ambas com quatro cilindros e 2.0 litros. As potências são de, respectivamente, 200 cv e 240 cv. Para todas o câmbio é automático de oito marchas, com reduzida.

Segundo informações da Land Rover,  a nova geração do Defender utiliza a  plataforma D7x. A estrutura é feita de alumínio – a marca informa que ela é três vezes mais resistente que as disponíveis até então.


Essa nova base foi desenvolvida para resistir ao Extreme Event Test. Esse tipo de teste aplica repetidos e contínuos impactos ao carro que, de acordo com a marca, são muito acima dos padrões considerados comuns para SUVs.

Outro destaque é o sistema de informação e entretenimento, bastante moderno. Inédito no Defender, o dispositivo tem tela sensível ao toque de 12,3 polegadas e navegador GPS com mapas em 3D.

defender

LAND ROVER/DIVULGAÇÃO

Capô ‘transparente’

Também chama a atenção o ClearSight Ground View, recurso permite ver tudo o que acontece na frente e sob o Defender. O sistema, que já está disponível no novo Evoque vendido no Brasil, junta as imagens captadas por várias câmeras na dianteira do SUV em uma só e a projeta em uma tela na cabine.

É como se o capô fosse transparente – o motorista pode ver inclusive as rodas do carro. Esse sistema é bastante útil no off roda, mas também serve de importante recurso de segurança para evitar acidente com  crianças e animais domésticos, por exemplo.

Também Inédito no Defender, o Terrain Response 2, que congrega sistemas como o de tração e suspensão, entre outros. Aliás, as melhorias do dispositivo, que é totalmente configurável, estreiam no novo SUV e logo estarão em outros modelos da Land Rover.


O Defender 110 tem sete lugares e será oferecido nas versões de acabamento Explorer, Adventure, Country e Urban. Todas têm interior lavável (o assoalho é emborrachado) e podem receber, opcionalmente, um terceiro assento na fileira da frente. Nesse caso, o Land Rover pode levar oito ocupantes.

O fato de a alavanca de câmbio ficar no painel, e não entre os bancos, facilita a instalação do equipamento. Segundo informações da Land Rover, a lista de acessórios tem 170 itens. Entre eles há tenda para teto e toldos infláveis à prova d’água, por exemplo.

defender

LAND ROVER/DIVULGAÇÃO

Fera no off-road

Com apenas duas fileiras de bancos, a capacidade do bagageiro é de 1.075 litros. Se a segunda fila for removida, a área disponível sobe para 2.380 litros.

O novo Defender tem 29,1 cm de distância livre do solo. São 20 mm a mais que a de qualquer outro SUV da Land Rover. O ângulo de ataque  tem 38º. o de partida, 28º e o de saída, 40º. Além disso, o modelo pode trafegar em áreas alagadas com até 90 cm de profundidade.

É possível monitorar o interior do Defender e fazer ajustes à distância.  Entre os recursos, o motorista pode ajustar o ar-condicionado, checar o nível de combustível no tanque, localizar o veículo e travar ou abrir as portas, por exemplo.


A suspensão pode ser convencional ou a ar. Nesse caso, o sistema ajusta automaticamente a altura do Defender de acordo com a situação. Se for necessário, pode elevar a carroceria em até 14,5 cm.

JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA ANFAVEA

Post atualizado às 10h44


Deixe sua opinião