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Versão elétrica poderá salvar futuro do Volkswagen Up! no Brasil
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Versão elétrica poderá salvar futuro do Volkswagen Up! no Brasil

e-Up! ganha melhoria na autonomia no Salão de Frankfurt, na Alemanha e pode chegar a 260 km com uma carga

Diego Ortiz, DE FRANKFURT, ALEMANHA, com e Redação

11 de set, 2019 · 3 minutos de leitura.

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VOLKSWAGEN UP! NA VERSÃO ELÉTRICA FOI MELHORADO NA EUROPA
Crédito:DIEGO ORTIZ/ESTADÃO

Há muito tempo se fala sobre o fim do Up! no Brasil, embora a Volkswagen nunca tenha confirmado isso. Mas o modelo, que já é de nicho hoje, parece ter ganhado uma sobrevida ainda mais específica. E elétrica.

O e-Up! mostrado agora no Salão de Frankfurt agradou não só os jornalistas, mas o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si. “Adorei esse Up! elétrico. Me reuni com meu time e disse que precisamos deste carro no Brasil, mas que precisamos levantar ele’”.

O levantar a que di Si se refere é a altura em relação ao solo do carro. Como as baterias ficam embaixo e as ruas brasileiras não são lá as mais lisas do mundo, isso poderia gerar problema de conforto a bordo.

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O e-Up! tem motor que elétrico que gera o equivalente a 83 cv. Sua autonomia varia de 180 a 260 km, com 16h de recarga em uma tomada caseira. Duas horas em uma de 40 watts.

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DIEGO ORTIZ/ESTADÃO
Up! no Brasil

O VW Up! no Brasil não conseguiu entregar o que prometia, como o “novo Fusca”. Em 2019, o modelo ocupa apenas 43ª posição no ranking de emplacamentos com 8.620 unidades até agosto. Como método de comparação, o Gol, um produto mais antigo, ocupa a 6ª colocação com 53.426 emplacamentos.


O modelo, inclusive, teve uma redução na gama para a linha 2020. São apenas três versões agora: MPI, Connect e Xtreme. A primeira com motor 1.0 aspirado de até 82 cv e as outras duas com o 1.0 turbo de até 105 cv. Em todas o câmbio é manual de cinco marchas.

Até a linha 2019, o modelo era oferecido nas versões Move, Cross e Pepper. Além dos mesmos motores e câmbio oferecidos na linha 2020, o compacto da Volkswagen contava ainda com a transmissão automatizada i-motion.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.