Há muito tempo se fala sobre o fim do Up! no Brasil, embora a Volkswagen nunca tenha confirmado isso. Mas o modelo, que já é de nicho hoje, parece ter ganhado uma sobrevida ainda mais específica. E elétrica.
O e-Up! mostrado agora no Salão de Frankfurt agradou não só os jornalistas, mas o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si. “Adorei esse Up! elétrico. Me reuni com meu time e disse que precisamos deste carro no Brasil, mas que precisamos levantar ele’”.
O levantar a que di Si se refere é a altura em relação ao solo do carro. Como as baterias ficam embaixo e as ruas brasileiras não são lá as mais lisas do mundo, isso poderia gerar problema de conforto a bordo.
O e-Up! tem motor que elétrico que gera o equivalente a 83 cv. Sua autonomia varia de 180 a 260 km, com 16h de recarga em uma tomada caseira. Duas horas em uma de 40 watts.
Up! no Brasil
O VW Up! no Brasil não conseguiu entregar o que prometia, como o “novo Fusca”. Em 2019, o modelo ocupa apenas 43ª posição no ranking de emplacamentos com 8.620 unidades até agosto. Como método de comparação, o Gol, um produto mais antigo, ocupa a 6ª colocação com 53.426 emplacamentos.
O modelo, inclusive, teve uma redução na gama para a linha 2020. São apenas três versões agora: MPI, Connect e Xtreme. A primeira com motor 1.0 aspirado de até 82 cv e as outras duas com o 1.0 turbo de até 105 cv. Em todas o câmbio é manual de cinco marchas.
Até a linha 2019, o modelo era oferecido nas versões Move, Cross e Pepper. Além dos mesmos motores e câmbio oferecidos na linha 2020, o compacto da Volkswagen contava ainda com a transmissão automatizada i-motion.