Depois da enxurrada de SUVs compactos que foram lançados no último ano, chegou a hora das montadoras investirem também no segmento de utilitários médios. O principal alvo do grupo de novos modelos da categoria é o líder de vendas, Jeep Compass.
Em 2020, devem chegar ao mercado o Tarek, da Volkswagen, o Territory, da Ford, e o Tiggo 8, da Caoa Chery. O primeiro é o SUV com mais possibilidades de fazer frente ao imenso volume de vendas do Compass.
Principalmente porque atuará em conjunto com o SUV médio que a VW já oferece no Brasil, o Tiguan (leia detalhes mais abaixo). O Tarek, que será feito na Argentina, é um dos produtos da linha de SUVs da Volkswagen que está em fase de lançamento no Brasil.
Por enquanto, vieram o compacto T-Cross e o Tiguan. Pelo menos outros dois SUVs estão planejados para os próximos anos.
De acordo com rumores, o Tarek terá uma única versão de motor. Trata-se do 1.4 TFSI de 150 cv que também está em modelos como Jetta e T-Cross, da Volkswagen. O propulsor tem 150 cv.
Pouco para enfrentar a linha Compass, que tem motores flexível e a diesel? Pode ser, mas é aí que o modelo, que será posicionado abaixo do Tiguan, contará com a ajuda do irmão para tentar vencer o Jeep em ação conjunta (leia mais abaixo).
Caoa Chery Tiggo 8
A vantagem do Tiggo 8 ante o Tarek e, ao menos por ora, também em relação ao Compass, são os sete lugares. O SUV da Caoa Chery será feito em Anápolis (GO) e terá motor 1.6 turbo com injeção direta e 200 cv de potência.
O modelo também promete vir com uma tecnologia que está apenas em modelos bem mais caros: o reconhecimento facial.
O preço do modelo ficará entre R$ 130 mil e R$ 150 mil. Ele será o topo de linha da Caoa Chery no País.
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Ford Territory
O modelo da Ford virá inicialmente da China. Ele começa a ser vendido no Brasil no primeiro semestre de 2020. Antes, será mostrado ao público durante o festival Rock in Rio, ainda no fim deste mês (a Ford é patrocinadora do evento).
A vantagem do Territory ante o Compass poderá ser o preço. A Ford quer trazê-lo por volta de R$ 110 mil. O campeão de vendas dos SUVs médios parte de R$ 117 mil.
Detalhes sobre o modelo não foram confirmados, mas ele poderá trazer o motor 2.0 que era usado no Focus argentino, com 178 cv.
E, por falar em Argentina, a produção do Territory na fábrica da Ford do País vizinho está em estudo, mas para um segundo momento – possivelmente 2021.
Compass se prepara
A Jeep não está de braços cruzados diante da movimentação da concorrência. O Compass também terá novidades em breve.
Uma das mais esperadas é o motor turbo, que poderá substituir o 2.0 flexível. E não apenas no Compass; Jeep Renegade e Fiat Toro – também produzidos em Goiana (PE) – podem receber esse novo propulsor.
Há rumores também sobre o desenvolvimento de uma versão de sete lugares para o Compass.
História do Compass
Desde o seu lançamento, no final de 2016, o Compass mostrou às montadoras rivais que um SUV médio, se bem posicionado, pode vender tanto quanto um compacto. Ou até mais.
Em 2017 e 2018, o Compass liderou as vendas da categoria de SUVs, à frente de todos os compactos. Neste ano, está atrás apenas do Renegade.
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A lista de SUVs médios que foram lançados desde então inclui as novas gerações de Peugeot 3008, Honda CR-V e Chevrolet Equinox. Este ano, chegou o novo Toyota RAV4.
De todos eles, apenas um lançamento conseguiu vendas bem relevantes, mas nem sequer próximas das do Compass. Trata-se do Tiguan, que mensalmente tem entre mil e 1.300 exemplares emplacados.
É pouco perto do Jeep, cuja média mensal, em 2019, se aproxima das 5 mil unidades. No entanto, trata-se de um volume considerável para ser somado ao do Tarek, quando o modelo chegar.
Trunfos do Tiguan
O Tarek, a propósito, é a principal razão de a VW ter trazido apenas a versão Allspace (entre-eixos longos) do Tiguan. O modelo é superior ao Compass em dimensões.
O Tarek será menor, com porte mais próximo ao do modelo da Jeep. Isso ajudará a evitar forte competição por clientes entre os dois modelos da Volks.
Além disso, entre os SUVs médios mais vendidos, é por ora o único a trazer sete lugares (nas duas versões mais caras). Ele tem também, como o Jeep, opção 4×4.
A linha é bastante variada, incluindo, além do motor 1.4 turbo, o 2.0 (igualmente turbinado). O preço inicial se aproxima dos R$ 130 mil.