Dois casos de incêndio espontâneo com perda total em unidades do novo Chevrolet Onix Plus 2020 foram suficientes para a marca suspender as vendas do modelo por tempo indeterminado. A decisão foi tomada até que se corrija uma falha no software de gerenciamento do motor. A GM fará um recall das 8.629 unidades vendidas atém agora. Mas só quando tiver um novo sistema. Isso ainda não tem um prazo.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Alguns problemas podem acontecer com a falha do software. O Jornal do carro falou com diversos especialistas, de engenheiros a mecânicos, e as possíveis causas (com uma bem clara) estão neste vídeo feito pelo repórter de teste Hairton Ponciano:
Confira o que a GM diz sobre o Onix Plus
De acordo com a GM, em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.
Leia Mais
Ainda segundo a GM, um um veículo reserva será alugado imediatamente para o proprietário do Onix Plus até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado.
Notícia atualizada às 9h03