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Após incêndios, Chevrolet Onix Plus volta a ser vendido
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Após incêndios, Chevrolet Onix Plus volta a ser vendido

Segundo GM, unidades que estão saindo da fábrica já passaram por calibração do software do motor

Redação

11 de nov, 2019 · 3 minutos de leitura.

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onix plus
CARRO VOLTOU A SER PRODUZIDO APÓS ATUALIZAÇÃO DO SOFTWARE
Crédito:CHEVROLET

A General Motors confirmou ao Jornal do Carro que a empresa já voltou a vender e despachar da fábrica de Gravataí (RS) unidades do Onix Plus. Isso ocorre após a empresa ter interrompido as vendas depois que uma segunda unidade pegou fogo durante o uso.

Segundo a empresa, a comercialização foi retomada porque essas unidades já passaram pela atualização da calibração do software do motor. Isso seria o motivo principal para que os modelos pegassem fogo. Uma sucessão de problemas que culminavam no bloco do motor trincando e o óleo quente vazando sobre os componentes.

Das 19 mil unidades produzidas até agora pela GM, até o início do dia, 16 mil já estavam nas mãos da companhia para a atualização da calibração necessária. De acordo com a GM, dos 7.400 carros emplacados até agora, praticamente todos já foram contatados para atender ao recall. Ela também afirmou que, a instrução dada aos clientes, é que só utilizem o carro após a atualização da calibração do software.

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Questionada se o defeito afetaria também as unidades com propulsor 1.0 três cilindros aspirado, ou seja, que estará na versão de entrada do Onix hatch, a GM disse que não. O defeito contempla apenas os motores turbo.

Desde o domingo (10), as unidades produzidas na fábrica estão passando pela calibração do motor. Nas concessionárias, onde os clientes que já estão em posse de seus veículos, ou estavam prestes a recebê-los, a atualização começou a ser fornecida nesta segunda-feira (11).

A GM afirmou que o cronograma original de lançamento do Onix hatch continua mantido, ou seja, ainda este mês de novembro, o modelo será oficialmente lançado para a imprensa e chega as concessionárias.




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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.