Carros e filmes sempre andam juntos, seja por ações comerciais ou apenas com a intenção de determinar uma época específica. E 2019 foi um ano pródigo em usar automóveis para contar histórias no cinema.
Um dos principais lançamentos do ano foi Ford vs Ferrari. A película conta o nascimento da rivalidade entre as duas marcas, acirrada após a negativa de Enzo Ferrari de vender sua companhia para a Ford após o negócio estar praticamente fechado.
Henry Ford não aceitou a negativa de Enzo e colocou seu plano para derrotar a Ferrari onde seria mais doído para o comendador: nas pistas. Surge aí o projeto do GT40 para a 24 Horas de Le Mans. O modelo, feito por Carrol Shelby, tinha motor V8 Cosworth e foi o vencedor da corrida em 66, com a ajuda no desenvolvimento do piloto inglês Ken Miles.
Após a derrota, que veio logo depois da perda de seu filho Dino, Enzo Ferrari decide finalmente vender a marca, mas para Fiat de Giovanni Agnelli, deixando tudo dentro da Itália.
Situação essa que durou até 2015, quando a Ferrari saiu da Fiat para seguir carreira solo – mas ainda sob comando da família Agnelli. Uma curiosidade é que a Ford ganhou mais outras três vezes em Le Mans e a Ferrari nunca mais venceu depois do desaforo americano.
Carros de cinema: veja outros carros que brilharam
Era uma vez em Hollywood
O filme que retrata a Los Angeles de 1969, com toda sua efervescência artística e religiosa, tem como figura presente um Cadillac Coupe DeVille de 1966. Seu dono é o ator Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), que se encontra em decadência.
Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw
Em “Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw”, o brutamontes Hobbs (The Rock) prefere veículos blindados e picapes, mas o refinado Shaw (Jason Statham) gosta de coisas mais rápidas, como este McLaren 720S, que tem motor de 720 cv.
Homem-Aranha: Longe de casa
“Homem-Aranha: Longe de Casa” traz um Audi e-tron GT, um esportivo elétrico que tem autonomia de 400 km. Há ainda um anúncio muito engraçado em que Peter Parker perde um concurso com o GT para um reator feito de batata.
Rambo sangrento
No Rambo mais sangrento de todos, e que não foi muito bem recebido pela crítica, John J. Rambo pilota uma Ford F-150 1992 voltada para o trabalho. Mas, como é um
modelo muito robusto, o personagem de Sylvester Stallone acaba usando-o em algumas missões.
Shaft
Não foi nos cinemas, mas sim na provedora de filmes Netflix que um Chevrolet Chevelle 1972 brilhou no novo filme de “Shaft”. Nele, um filho que o detetive durão John Shaft não conhecia aparece pedindo ajuda. E ele descobre que filho de peixe nem sempre peixinho é.
Meu amigo Enzo
Em “Meu Amigo Enzo”, Denny Swift (Milo Ventimiglia) é um piloto de corridas arrojado que decide adotar um cachorro. E ele fica andando com ele em sua Ferrari, enquanto pensa em como ser um piloto melhor. Quem narra é o cachorro.
Playmobil, o filme
O agente secreto Rex Dasher de “Playmobil: o Filme” não é como 007, que prefere os clássicos e os ingleses. Ele usa um novíssimo Porsche Taycan, o primeiro modelo
totalmente elétrico da marca. No filme, Marla e seu irmão mais velho Charlie são sugados para o universo Playmobil.
Homens de Preto MIB: Internacional
O eterno Thor (Chris Hemsworth) é o agente H nesta continuação de “Homens de Preto”, batizada de “MIB: Internacional”. Nele chama a atenção um Lexus RC F de 2015 que vira uma nave supermoderna nas mãos dos agentes da agência MIB.