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VW irá lançar 34 novos modelos em 2020 sendo 12 SUVs
Mercado

VW irá lançar 34 novos modelos em 2020 sendo 12 SUVs

Além disso, empresa confirmou que dos 34 lançamentos, 8 serão da família de eletrificados

Redação

26 de dez, 2019 · 2 minutos de leitura.

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elétricos
VW ID3
Crédito:VOLKSWAGEN

A Volkswagen está pronta para 2020. A empresa virá para o mercado global com 34 lançamentos confirmados. Dos 34 lançamentos, 12 serão SUVs e oito serão da linha eletrificada, podendo ser elétricos ou híbridos.

Entre os lançamentos estão confirmados a chegada do hatch elétrico ID3 às lojas e o ID Next, um SUV compacto elétrico, que deve adotar o nome de ID4 oficialmente. Apenas nos carros “verdes”, a VW estará investindo 19 bilhões de euros, cerca de R$ 85 bilhões. Essa cifra é para um ciclo que vai até 2024.

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Além dos puramente elétricos, a gama inclui vários híbridos plug-in, que são os que podem ser carregados na tomada e nesse caso virão associados a um motor 1.4 turbo, e dependendo do tamanho da bateria e de quantos motores elétricos, terão potências diferentes.

Corte de custos também está no foco da empresa

“Nós vamos tornar híbrido nosso portfólio, desde o Golf, passando pelo Tiguan até chegar ao Touareg”, disse o chefe de operações da VW, Ralf Brandstetter. Além dos novos lançamentos, a empresa pretende cortar custos na ordem de 3 bilhões de euros, cerca de R$ 14 bi até 2020.



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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.