Você está lendo...
Em janeiro, o Cruze ultrapassou o Civic
Mercado

Em janeiro, o Cruze ultrapassou o Civic

Historicamente, o Civic é o vice-líder de vendas, atrás do Corolla, mas no mês passado o sedã da Honda caiu para o terceiro lugar

Hairton Ponciano Voz

12 de fev, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

corolla civic cruze jetta
Tudo embaralhado: em janeiro, o Toyota Corolla manteve a liderança, mas o Chevrolet Cruze ultrapassou o Honda Civic, enquanto o Volkswagen Jetta caiu muito
Crédito:Felipe Rau/Estadão

O segmento de sedãs médios tem vivido uma monotonia mês após mês, ano após ano. O Toyota Corolla é sempre o mais vendido, seguido (de longe, ultimamente) pelo Honda Civic. Depois (bem atrás), vêm os demais. Esse quadro não se alterou nem mesmo no ano passado, quando o Corolla mudou de geração. Mas o balanço de janeiro da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave, trouxe ao menos duas novidades: o Cruze tirou do Civic a vice-liderança, pelo menos momentaneamente. E a vendas do Volkswagen Jetta despencaram.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Publicidade


 

Em comum, todos os sedãs médios registraram queda nas vendas, em relação a dezembro. Isso ocorre porque tradicionalmente as vendas costumam ser melhores no último mês do ano. Nessa época, os compradores estão com mais dinheiro nas mãos, por causa de 13º salário e – muitas vezes – férias.


A novidade é que o Chevrolet Cruze teve 1.739 unidades emplacadas, mais do que as 1.589 vendas registradas do Honda Civic. Normalmente, o Cruze ocupa a terceira posição nas vendas.

Enquanto o Civic caiu um pouco, o Jetta despencou

Além da troca de posição entre os dois, o Jetta chamou a atenção pelo tamanho do tombo de um mês para outro. Ante as 724 unidades em dezembro, o sedã teve apenas 278 modelos vendidos em janeiro, queda de 61,6%.



A partir daí, não há mais grandes novidades. O Nissan Sentra ficou na quarta posição, com 195 unidades emplacadas. O novato Kia Cerato, que foi lançado no ano passado, aparece em quinto lugar, mas bem distante, com 78 unidades. Logo na sequência veio o Citroën C4 Lounge, com 74 modelos vendidos.


Onix Plus foi o segundo colocado no ranking geral

Ainda falando sobre sedãs, mas em outra categoria, um dos grandes destaques do mês foi o Onix Plus, que pelo segundo mês seguido ocupou a segunda posição entre os mais vendidos no ranking geral.

+ Os 20 carros mais vendidos em janeiro

O modelo derivado do Onix teve 8.722 unidades emplacadas em janeiro, volume incomum para um sedã.


Deixe sua opinião