Você está lendo...
Os 20 carros mais vendidos de janeiro
Mercado

Os 20 carros mais vendidos de janeiro

Chevrolet Onix mantém liderança isolada e novo HB20 continua com vendas mais baixas que antecessor. 20 mais vendidos de janeiro têm poucas mudanças ante dezembro

Redação

06 de fev, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

chips
Chevrolet Onix foi o carro mais vendido do Brasil por anos consecutivos, mas perdeu o reinado por causa da crise dos semicondutores, que resultou na paralisação da fábrica da GM em Gravataí (RS)
Crédito:Nilton Fukuda/Estadão

A lista de mais vendidos de janeiro de 2020 já trouxe algumas mudanças no panorama do mercado brasileiro. O Chevrolet Onix manteve a liderança absoluta com 17.463 unidades emplacadas, mas agora é seguido de perto pelo “irmão” Onix Plus, que teve 8.722 unidades vendidas no primeiro mês do ano.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Já o HB20 mantém a tendência de queda nas vendas. O modelo se saiu um pouco melhor do que em dezembro e ficou em quinto lugar. No mês passado, o recém transformado hatch da Hyundai tinha ficado em sétimo lugar. O modelo, que vinha travando disputa pelo segundo lugar com o Ford Ka, passou por uma ampla reestilização que parece não ter caído no gosto do público. As vendas de hatch e sedã começaram a cair logo após o lançamento. O HB20S, aliás, amarga o 23º lugar, com apenas 2.073 carros emplacados.

Publicidade


Entre os SUVs, o Jeep Renegade reassumiu a liderança, com 4.325 unidades. Até então, o “queridinho” do segmento vinha sendo o Volkswagen T-Cross, que caiu para a quarta posição entre os SUVs, atrás de Nissan Kicks e Hyundai Creta.

O Renault Kwid manteve o fôlego nos emplacamentos e continou com o quarto lugar entre os mais vendidos no mês, com 6.739 unidades. O carrinho teve a mesma posição em dezembro, quando vendeu 8.174 unidades.


Chegadas e partidas

Em janeiro o Yaris hatch saiu do top 20 e deixou o Corolla como único Toyota entre os 20 mais vendidos. Já as picapes Fiat Strada e Toro entraram para o ranking dos dez mais vendidos do mês. Elas superaram os “colegas” de FCA Argo e Renegade. Curiosamente, a FCA tem seis carros na sequência entre os 8º e 13º mais vendidos, com Strada, Toro, Argo, Renegade, Mobi e Compass em posições seguidas.

Encerrando o top 20, vem o resistente Volkswagen Fox, com respeitáveis 2.958 unidades. O modelo é um dos carros mais antigos ainda à venda no Brasil. Mas continua competitivo graças a preços agressivos e boas qualidades. O Fox deverá passar por mudanças, mas seu fim não é descartado ainda para 2020.

Deixe sua opinião