BMW, Chevrolet, Hyundai, Mini, Mitsubishi, Suzuki e Toyota. Essas marcas já abandonaram o barco do Salão do Automóvel 2020. Além delas, a Kia anunciou esta semana que também não estará presente no evento bienal.
Com essas mudanças, duas confirmadas, Volkswagen e Fiat-Chrysler estão revendo a posição de presença. O evento está marcado para ocorrer de 12 a 22 de novembro, no São Paulo Expo.
O grupo FCA que tem as marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e Ram, diz que continua confirmada. Também salienta que está ‘monitorando’ as movimentações de possíveis novas desistências, como da Volkswagen.
Durante o lançamento do Virtus GTS, em São Carlos (SP), o CEO da Volkswagen, Pablo Di Si falou sobre o formato do evento. “Sabemos que o Salão é importante para o Brasil, mas o formato atual precisa ser mudado”.
Por esse motivo, a Volkswagen está trabalhando junto a Anfavea, que é a associação que reúne os fabricantes, e demais marcas em um novo modelo de negócios.
Kia e o Salão do Automóvel
Em comunicado, a Kia afirmou que tem mais dois lançamentos para o Brasil, o Niro Hybrid e um SUV compacto, além do Rio, já apresentado. Lá também afirmou que está optando por experiências mais próximas aos potenciais compradores, com eventos regionais.
Apesar de ter confirmado a desistência, a empresa pode reavaliar a participação, caso seja proposto um novo formato para o evento “que foi o mais importante dos últimos 60 anos”. Com a saída da marca sul-coreana, são sete desistências em 2020.
No total, são 12 empresas fora do evento. Além dessas desistentes, Jaguar, Land Rover, Peugeot, Citroën e Volvo, que já não estiveram na edição 2018 do evento, continuarão de fora da mostra bienal.