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Picape Peugeot Landtrek tem registro de cabine simples no Brasil
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Picape Peugeot Landtrek tem registro de cabine simples no Brasil

Picape da Peugeot foi confirmada para chegar ao País em 2021 e inicialmente teria apenas versões de cabine dupla

Redação

17 de abr, 2020 · 3 minutos de leitura.

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landtrek
PEUGEOT-LANDTREK
Crédito:REPRODUÇÃO/INPI

A Peugeot já havia confirmado a chegada da picape média Landtrek ao Brasil para 2021. O modelo, que surgiu de uma parceria com a Changan. Até agora estava confirmado apenas a versão de cabine dupla, mas a empresa registrou também uma versão cabine simples. Os dados surgiram no INPE (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Além da imagem da cabine simples, também apareceu nos registros do INPE a versão de cabine dupla. A cabine simples, como nas rivais do segmento, será particularmente voltada ao trabalho. Na imagem, ela aparece de registro ela aparece com rodas de aço e para-choque sem pintura.

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REPRODUÇÃO/INPE

Itens que geralmente fazem parte da redução de custo para modelos que acabam sendo vendidos, em sua parte, por vendas diretas. Ela traz ainda os apoios de pé nas laterais para acessar a caçamba e ganchos externos de amarração na cabine. A grade do motor, apesar de manter o mesmo formato, perdeu a acabamento cromado das versões de cabine duplas.

A Landtrek cabine simples tem 5,39 metros de comprimento, 3,18 m de entre-eixos, 2,22 m de largura com os espelhos abertos e 1,83 m de altura. A capacidade de carga segue o padrão do segmento: uma tonelada.



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REPRODUÇÃO/INPE

Landtrek: motores e transmissões

Sem confirmar quais itens serão utilizados por aqui, a Peugeot confirmou que, mundialmente, a Landtrek estará disponível com dois motores: gasolina ou diesel, ambos quatro cilindros e turbo. O primeiro é um 2.4 de 210 cv e 32,6 mkgf. O segundo é um 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 mkgf.


A tração é sempre traseira, com opção de 4×4 com reduzida. Na 4×4 há ainda eixo traseiro com bloqueio de diferencial. Para o motor a gasolina as opções de transmissão são a manual ou automática, ambas de seis marchas. Inicialmente, a versão a diesel será oferecida apenas com câmbio manual.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.