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Huawei vai fazer carregadores de alta voltagem para carros elétricos
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Huawei vai fazer carregadores de alta voltagem para carros elétricos

Sistemista quer se firmar no setor automotivo com carregadores inteligentes. Huawei enfrenta processo nos Estados Unidos

Redação

28 de abr, 2020 · 4 minutos de leitura.

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Huawei faz sistemas de comunicação e tem ampla participação global
Crédito:Reuters
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A Huawei deverá começar a fabricar carregadores de alta capacidade para veículos elétricos. O sistema da empresa será capaz de converter corrente alternada de 380V da rede elétrica para uma gama entre 200V e 1.000V para recarga de qualquer carro elétrico do mercado.

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O módulo de recarga da Huawei promete vantagens como mais eficiência e menor ruído. A empreitada é um dos movimentos da empresa para se firmar como sistemista automotiva. A Huawei já criou sistemas elétricos inteligentes, como um sistema de baterias de íons de lítio para proteger sistemas elétricos de variações de corrente.

No “pacote”, a empresa chinesa também deve vender interação dos sistemas de recarga com a interface dos automóveis, por meio de software aberto. Assim, as montadoras poderão parear seus sistemas com a base da Huawei.



Até então a fabricante vinha fazendo sua base automotiva em sistemas de comunicação e informação. A empresa deverá ser uma das primeiras a lançar sistemas automotivos integrados à rede 5G. A sistemista também fornece sistemas de painéis virtuais, condução inteligente e serviços na nuvem.


A Huawei também criou um sistema operacional para carros autônomos. O programa da empresa é capaz de processar informações dos radares e sensores necessários para os caros autônomos. A marca também tem tecnologias de comunicação entre veículos e dos veículos com a infra-estrutura viária.

Banida dos EUA

A Huawei, aliás, enfrenta um processo de banimento por parte do governo americano. A administração de Donald Trump acredita que os equipamentos da empresa sirvam para espionar outros países e empresas. Desde maio de 2019, companhias americanas estão proibidas de usar sistemas da Huawei.

No entanto, o banimento total da empresa vem sendo postergado. Como vários operadores precisarão substituir seus equipamentos e programas por componentes de outros fabricantes, o processo é demorado. O prazo para que nenhum sistema da Huawei esteja em uso nos Estados Unidos vem sendo esticado desde agosto. A data final está marcada para o próximo dia 15 de maio. Estima-se que o governo americano gaste mais de US$ 1 bilhão para trocar todos os equipamentos.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.