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Flagra: SUV do Corolla que será feito no Brasil já está pronto
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Flagra: SUV do Corolla que será feito no Brasil já está pronto

Corolla Cross vai compartilhar plataforma e motores com o sedã e finalmente colocar Toyota no segmento de SUVs

Redação

28 de abr, 2020 · 3 minutos de leitura.

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corolla cross
Flagra mostra linhas robustas e inspiradas em outros SUVs da marca
Crédito:Thaicarinside
corolla cross

Foi flagrado pela primeira vez o novo SUV médio que a Toyota deverá lançar no Brasil. O modelo foi clicado na Tailândia, onde também será vendido, ainda sob forte camuflagem. Ele usará base do Corolla e será uma das opções que a marca terá no segmento. Atualmente, o único SUV da Toyota à venda no País é o RAV4, a R$ 217 mil. As imagens são do Thaicarinside.

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Aguardado já para o fim de 2020, o projeto 740B usa plataforma do novo Corolla. Aliás, o novo SUV deve repetir a estratégia da marca com o Yaris Cross e deve se chamar Corolla Cross. Isso dará forte apelo de vendas para o modelo, com a associação clara com o popular sedã.

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Assim como a plataforma, a base mecânica também virá do Corolla. O modelo vai usar o 2.0 flexível de 177 cv ou o conjunto híbrido com 131 cv. O Corolla Cross, aliás, será o primeiro SUV híbrido do segmento no Brasil. Ele ficará abaixo do RAV4, com preços possivelmente ao redor dos R$ 150 mil.

No flagra, apesar da camuflagem, é possível ver linhas mais quadradas com inspiração no próprio RAV4. As linhas robustas também estão no Highlander, o maior SUV da marca, vendido nos Estados Unidos.


Corolla Cross será completo

Por dentro, o Corolla Cross deverá repetir as formas do sedã. Painel e equipamentos deverão ser equivalentes, com uma central multimídia moderna. Itens como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência e farol alto automático deverão ser de série nas versões de topo.

Além do Corolla Cross, a Toyota tem outros dois SUVs na manga para o mercado brasileiro. Um compacto, feito sobre a base do Yaris e inspirado no Raize, e um cupê, nos moldes do Volkswagen Nivus. Eles deverão ser lançados até 2022.

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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”