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VW Nivus: SUV estreia nova central multimídia VW Play
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VW Nivus: SUV estreia nova central multimídia VW Play

VW Play foi desenvolvido no Brasil, terá tela de 10,1 polegadas, 10 GB de memória interna e até modo valet

José Antonio Leme

29 de abr, 2020 · 5 minutos de leitura.

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NOVA CENTRAL VW PLAY QUE ESTREIA NO VW NIVUS
Crédito:VOLKSWAGEN


A Volkswagen fez uma live para apresentar mais detalhes de uma das principais inovações do seu novo SUV Nivus, a central multimídia VW Play. O sistema foi criado pela divisão brasileira da marca, assim como o carro, e será comercializado em outros mercados. O VW Nivus será lançado no Brasil em junho e na Argentina no segundo semestre. Nos demais países da América Latina está programado para o início de 2021.

Entre os itens confirmados da nova central multimídia estão o tamanho da tela, sempre de 10,1 polegadas. A tela será configurável e poderá ter ícones alterados com tamanhos diferentes, para as funções mais utilizadas pelos ocupantes. O VW Play terá também uma funcionalidade que até então era exclusiva de modelos mais caros, o modo valet. Com uma senha é possível bloquear a central multimídia, restringindo o acesso as funcionalidades.



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Além disso, para os smartphones da Apple, haverá possibilidade de integração ao Apple CarPlay sem uso de cabo para espelhar os aplicativos. Dentro do VW Play haverá uma memória interna de 10 GB onde poderá ser instalado os aplicativos de uso, como Spotify, Waze, entre outros.

Para isso, é possível usar o wi-fi conectado a rede da casa ou escritório para instalar ou atualizar os aplicativos, caso não queira utilizar a rede 4G do smartphone. Além disso, a Volkswagen criou uma parceria uma algumas empresas para ter os aplicativos no VW Play.

Será possível fazer reserva de serviços da Estapar, uma rede de estacionamento, pedir socorro da Porto Seguro ou comida pelo app do iFood. O carro virá ainda de fábrica com a tag de pedágio do Sem Parar instalada com 3 meses sem mensalidade. O manual cognitivo, que estava disponível para Polo, Virtus e T-Cross via Smartphone, agora está disponível na própria central multimídia VW Play.


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Motorização e câmbio

Em todas as versões, o Nivus será equipado com motor 1.0 turbo de até 128 cv com etanol e transmissão automática de seis marchas. É o mesmo conjunto que é utilizado em Polo, Virtus e T-Cross. Feito na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), tem 4,24 metros de comprimento e 2,56 metros de entre-eixos. Por ser um crossover urbano, é mais alto que o Polo.

Nivus será o primeiro compacto com ACC do Brasil

Segundo a Volkswagen, o Nivus é o primeiro carro compacto do Brasil a ter o sistema ACC. O aparato lê a velocidade do carro da frente e mantém uma distância segura independentemente da ação do motorista. Há nele também um sistema AEB (Autonomous Emergency Brake), que identifica o risco eminente de uma colisão frontal e freia o carro de maneira autônoma. Ele varia em níveis de atuação até a frenagem total. Vai de 4 a 30 km/h e depois de 30 a 50 km/h.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.