Um Polo GTS é bom, um Polo GTI é ótimo e um Polo GTI preparado é melhor ainda. Praticamente é essa a receita da preparadora belga BR-Performance. Eles criaram um Polo GTI com 320 cv de potência. Para se ter uma referência, o Golf R, versão mais extrema do hatch médio, entrega 310 cv de fábrica.
Originalmente, o Polo GTI usa um motor 2.0 turbo. O pacote criado pela BR-Performance inclui três estágios de atualizações possíveis. Na versão mais potente, as alterações trazem novas válvulas, intercooler, sistema de exaustão, uma nova turbina e remapeamento do programa da ECU.
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Inscreva-seDos originais 200 cv e 32,6 mkgf, o Polo GTI preparado com o estágio 3 saltou para 320 cv e 51,3 mkgf. Se achar que as mudanças são demais, é possível optar pelo estágio 2 que libera 250 cv e 48,2 mkgf ou o estágio 1, com 241 cv e 45,7 mkgf. Além disso, a empresa faz a reprogramação do câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) de seis marchas.
No Brasil já dá para preparar o Polo GTS
Sem o Polo GTI por aqui, precisamos nos contentar com o GTS. O modelo criado especialmente para o nosso mercado adotou o 1.4 flexível de 150 cv no lugar do 1.0 turbo de até 128 cv. Esse 1.4 é o mesmo do Jetta e do Tiguan nas versões de entrada.
Mas quem quiser dar um toque extra pode contar com o kit da Oettinger, oferecido no País pela Strasse. Com o pacote, a potência sobe dos 150 cv originais e 25,5 mkgf para 200 cv e 37,7 mkgf. Na prática, o GTS preparado fica melhor que o GTI europeu original, já que torque é maior, apesar de manter a mesma potência.
Na época do lançamento do kit, em março, ele saia por R$ 13.900. As alterações incluem mudança no gerenciamento de refrigeração e das troca de marcha do câmbio, além, é claro da ECU. Vale lembrar ainda que o Polo GTS, diferentemente do GTI, usa um câmbio automático convencional de seis marchas e não DSG.
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