A marca britânica Bentley por si só já remete a exclusividade. Porém, é possível estar em um grupo ainda mais seleto dentro dos clientes da marca, assim como em outras montadoras e empresas que, com um toque especial, deixam o que já é caro ainda mais caro. A empresa mostrou dez unidades do Continental GT Aurum Edition.
Os modelos foram criados pela divisão de personalização da empresa, a Mulliner, exclusivamente para clientes do Oriente Médio, Índia e África do Sul. Todos os exemplares são na cor preta e têm rodas de 22 polegadas e detalhes da carroceria na cor dourada. Por dentro, o carro traz acabamento em ouro de 18 quilates, além de detalhes no tom dourado em outras partes.
Leia Mais
Exclusive Manufaktur
A mesma tônica da Mulliner pela Bentley é aplicada por parte da “Exclusive Manufaktur”, da Porsche. A divisão é especializada em criar e desenvolver detalhes, da pintura ao revestimento, ao gosto do cliente. Técnicos fazem costuras a mão, em combinações que podem ser únicas e nunca mais encontras iguais.
Bespoke
Se a Rolls-Royce por si pode parecer um produto exclusivo e personalizado o suficiente é bom você saber que não. A companhia britânica, hoje sob comando da BMW, tem uma divisão de “ultra personalização”. A Bespoke, ou “feito sob medida”, é a responsável por fazer exemplares que combinam com turbantes, com o logo cravejado de diamantes ou com 41 diamantes cravejados na cabine. Eles levam a sério o ditado de que “o céu é o limite”.
Q
Uma letra, mas para os fãs de James Bond ela faz sentido. Q era o responsável pelas traquitanas instaladas nos carros do agente secreto. E foi o nome que a Aston Martin resolveu adotar para sua divisão de personalização. Tal qual as outras citadas pode criar desde uma pintura inspirada em um produto qualquer que o cliente mostre aos técnicos como montar uma combinação única.
Ferrari
Os italianos não tem um nome para sua área de personalização, mas eles tem provavelmente os pedidos mais exclusivos de todos. Além de realizarem todo tipo de customização, contam ainda com a área de criação de modelos únicos com carroceria que nunca serão reproduzidas novamente. Como é o caso da P80/C, baseada na 488 GT3. Ou a Sergio, que tem apenas 6 unidades.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seEmpresas prestam o serviço de garantir mais exclusividade nos produtos
Além de divisões de marca que garantem mais exclusividade em carros já diferenciados, há empresas especializadas em dar um tom especial em qualquer carro que já tenha uma certa aura. Mansory, A. Kahn, Carlex e Liberty Walk são algumas delas.
Mansory
A alemã Mansory é de longe a mais chamativa delas. Com criações como fazer peças banhadas a ouro para a carroceria, a empresa se especializou em tuning de visual. E basicamente não há qualquer marca de luxo que a Mansory não personalize hoje em dia. Além disso, a empresa dá toque especial também a motos aquáticas e UTVs.
Kahn Design
Na britânica Kahn Design, de Afzal Kahn, o estilo diferenciado tem verdadeira paixão pelos produtos da Land Rover, mas não é exclusividade dos SUVs britânicos. Ele ficou conhecido pelos kits que criava para os Defender da geração anterior, deixando-os com apelo mais moderno e agressivo.
Ele também faz interior, peças, rodas e tudo mais que você pode desejar ou pensar para seu carro. Uma curiosidade: No Reino Unido a placa do veículo acompanha a pessoa, não o carro. E Kahn tem a placa mais cara do País, a F1, que, segundo ele já teve ofertas de até 6 milhões de libras e ele não vendeu.
Carlex Design
Os poloneses da Carlex produzem se você pedir. Basicamente são uma empresa de design localizada na Polônia e produzem para qualquer um interiores personalizados, peças de fibra de carbono ou de plástico como dianteiras estilizadas de picapes. Eles têm uma área de costura também para peças personalizadas e projetos de volantes personalizados, bem como de emblemas. Na parte de mecânica, eles produzem sistemas de escapes sob medida.
Liberty Walk
Japoneses fazem personalização em carros… italianos. A empresa se especializou em cortar, recortar e soldar novas peças em Lamborghini, Ferrari, mas também Porsche e Nissan GT-Rs. Sem mexer em mecânica, eles instalam novas rodas e deixam os carros mais largos. Isso se tornou uma marca registrada da companhia nipônica na cultura do tuning.
Situados em Nagoya, cerca de 400 km de Tóquio, a empresa vende, obviamente, uma série de acessórios e itens de lifestyles baseados derivados disso. Além disso, o toque é: o cliente não escolhe, nem a empresa. O projeto é apresentado, se não houver consenso, o conceito criado não sai do papel.