Você está lendo...
Volvo é a terceira marca premium mais vendida e supera a Audi
Mercado

Volvo é a terceira marca premium mais vendida e supera a Audi

Volvo fechou o semestre na frente da Audi como terceira marca premium mais vendida; BMW ainda lidera o grupo

Redação

06 de jul, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

volvo
SUVs puxam as vendas da Volvo para superar a Audi
Crédito:VOLVO

Com o fechamento do semestre, os segmentos vão mostrando quem se deu bem, mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus. Com concessionárias fechadas e atendimento por meios digitais, as vendas caíram, mas teve gente que conseguiu melhorar o resultado, como foi o caso da Volvo entre as marca premium.

A marca sueca conseguiu superar a Audi na disputa pelo terceiro lugar. Apesar de ser pequena a diferença, foram 28 carros mais, a Volvo fechou o semestre com a terceira posição. Foram 2.690 unidades emplacadas pela Volvo contra 2.662 da Audi. Os dados são Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Os destaques de venda da sueca são os SUVs, dois em especial: XC40 e XC60. O compacto e o médio emplacaram 1.044 unidades e 1.092 unidades, respectivamente. Vale lembrar que o XC40 recentemente ganhou uma versão híbrida no País. Leia mais.

Publicidade




O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Híbridos são quase metade das vendas da Volvo

Segundo o diretor geral da Volvo Cars, João Oliveira, a meta agora é buscar a segunda colocação até o final do ano. Para isso, a empresa conta com os dois modelos que já foram destaque para tentar atingir a meta de até 8 mil unidades no final do ano. Em 2019, empresa fechou o ano com 7,9 mil unidades, o que já foi um recorde.

As variantes híbridas dos modelos à venda no País já representam 43% das vendas da Volvo. Hoje, além do recém-chegado XC40, há opções híbridas para o XC60 e XC90. Os sedãs S60 e S90 são vendidos exclusivamente em versões com motorização híbrida, mesclando motores a combustão e elétricos. A meta é vender apenas híbridos no País até o final de 2021.


Os dois sedãs emplacaram 151 unidades e 15 unidades, respectivamente no primeiro semestre. As vendas são baixas e hoje representam 15% do total de emplacamentos da companhia no País. A expectativa de Oliveira é que a demanda pelo sedã médio S60 cresça gradualmente entre o segundo semestre e 2021.

VOLVO
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.