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SUV Kia Sonet tem interior revelado pela primeira vez
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SUV Kia Sonet tem interior revelado pela primeira vez

SUV subcompacto será o menor da companhia e mostrou seu interior tecnológico pela primeira vez em uma projeção

Redação

30 de jul, 2020 · 4 minutos de leitura.

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sonet
KIA SONET
Crédito:KIA

A Kia está aos poucos revelando como será a versão final do Sonet, seu inédito SUV subcompacto. O modelo que surgiu como um conceito no início de 2020, na Índia, antes da pandemia do Coronavírus, vai dando as caras. O carro será revelado oficialmente no dia 7 de agosto, mas a Kia está dando um “gostinho” do modelo.

Agora a empresa publicou uma imagem que revela, na forma de uma projeção virtual, como será o interior do modelo. Pela imagem é possível ver que ele será moderno, mas “clean”, com destaque para a central multimídia com dimensões que parecem ter cerca de 10 polegadas ou mais.



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KIA

Além disso, o Sonet terá um painel de instrumentos virutal com 10,25 polegadas. O conjunto visual do carro fica completo com quatro saídas de ar verticais; duas nas extremidades do painel e duas no centro, flanqueando os controles os controles de climatização. Tudo isso tem uma moldura cromada que também surge ao redor da alavanca de câmbio e um porta-objetos.

Pela projeção é possível ver que a Kia deu alguns toques de carros mais caros aos Sonet, como iluminação nos porta-objetos das portas. Os assentos devem oferecer um padrão de tecido diferenciado, com visual jovial, tal qual o carro, já que esse é o foco do consumidor.


KIA

Quem é o Sonet

O Sonet será um SUV sub-compacto. Na Índia, carros com menos de 4 metros de comprimento tem carga de imposto menor. Isso significa que ele será menor que o Seltos, que basicamente é a versão da Kia do Hyundai Creta. Para o mercado indiano, deve utilizar motores a gasolina de 1,2 litro ou 1,5 litro diesel.

Ele traz diversos elementos visuais que são comuns a outros modelos da Kia. Um deles é a grade ‘nariz de tigre’. As linhas bonitas dão a ele a característica de um “mini-Sportage”, todo atarracado, entretanto. Na traseira, as lanternas são unidas por uma barra de luz acima do logo da companhia, como no irmão maior. A placa fica no para-choque que tem detalhes cromados e saídas de escape falsas integradas.


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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”