Você está lendo...
Waze ganha carros e vozes do Batman e do Charada
Tecnologia

Waze ganha carros e vozes do Batman e do Charada

Aplicativo de navegação, que está disponível também no Brasil, pode ter ícones, carros e vozes do Batman e do vilão Charada até 31 de outubro

Emily Nery, special para o Estado

02 de set, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

waze
WAZE GANHA FUNCIONALIDADES COM O BATMAN E O CHARADA
Crédito:REPRODUÇÃO

Após o evento virtual DC Fandome, a expectativa em torno do novo filme do Batman está ainda mais alta. Para trazer um pouco do universo do cavaleiro das trevas à vida real, o aplicativo de trânsito Waze criou funcionalidades inspiradas no homem-morcego.

Até o dia 31 de outubro, os usuários poderão utilizar miniaturas do batmóvel e do carro do Charada. Além disso, é possível trocar os ícones de usuário Wazer, o símbolo do aplicativo, por outros “fantasiados” de Batman ou Charada. Os comandos  que indicam o caminho a seguir e detalhes da navegação também podem ser alterados para a voz do herói ou do vilão.



O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Publicidade


Como ativar as funcionalidades?

Para trocar de voz, basta abrir o aplicativo e toque no ícone das configurações no canto superior esquerdo. Em seguida, clique em “Voz e som”. Abra “Voz Waze” e escolha entre “Português (BR) – Charada” ou “Português (BR) – Batman”. Para mudar o ícone do carro, o caminho é “configurações” seguido de “exibição de mapa” e de “Ícone do veículo”. Feito isso é só escolher entre as opções “Batmóvel” e “O Carro do Charada”.

A novidade faz parte do Batman Day, que será celebrado globalmente no próximo dia 19 de setembro. Para tornar a experiência ainda mais real, a DC Comics, em parceria com o Waze, lançou duas playlists de músicas no Spotify: “Drive with Batman” e “Drive with the Riddler”.


WAZE

Além disso, haverá uma série de eventos online em comemoração aos 81 anos do super-herói de Gotham City. Para quem curte suar a camisa, a “Corrida Virtual Batman & Batgirl Run Series” será uma maratona na qual os corredores poderão comprar um kit de corrida customizado e correr em casa ou em outro local privado, sem aglomeração.

Vale lembrar que “The Batman”, próximo filme com o cavaleiro das trevas, teve o primeiro trailer divulgado há cerca de duas semanas. A estreia da produção está marcada para o dia 1º de outubro de 2021. Desta vez, quem faz o papel do homem-morcego é o ator Robert Pattinson, que ficou conhecido pela franquia “Crepúsculo”.

waze

WAZE
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.