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Salão de Pequim 2020 ocorre com pandemia controlada na China
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Salão de Pequim 2020 ocorre com pandemia controlada na China

Feira chinesa abre as portas ao público após controle da pandemia de coronavírus no gigante asiático; elétricos e carros de luxo são principais atrações

Diogo de Oliveira, special para o Jornal do Carro

01 de out, 2020 · 6 minutos de leitura.

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SALÃO DE PEQUIM 2020
Crédito:NEWSPRESS

País onde o novo coronavírus surgiu, a China foi a primeira nação do mundo a sofrer os efeitos da doença. Também foi o país que se recuperou mais rapidamente, reabrindo cidades, escritórios e comércio. E os chineses são os primeiros a voltar a realizar grande evento automobilístico, o Salão de Pequim.

Ainda que Bangcoc, na Tailândia, tenha organizado uma feira antes da de Pequim, o evento chinês tem maior importância e relevância. Realizado normalmente no fim de abril, neste ano o salão foi adiado. A abertura ao público ocorreu nesta semana, com foco nos modelos elétricos.

Este é o segmento em que as montadoras estão depositando enorme expectativa ‒ além de bilhões em investimentos. Na China, maior mercado para esse tipo de veículo no mundo, os elétricos respondem por uma importante parcela das vendas.

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Noel CELIS / AFP

Confira algumas novidades:

A Honda revelou o seu primeiro SUV 100% elétrico, batizado de SUV e: Concept, o modelo ainda é um estudo, mas logo chegará às lojas, conforme anunciou o diretor da Honda na China, Katsushi Inoue. “O veículo elétrico puro desenvolvido com base no Honda SUV e: concept será produzido em massa o mais rápido possível”, disse o executivo.

A Hyundai é outra asiática que está investindo pesado na eletrificação. A marca levou alguns modelos para Pequim, com destaque para o RM20e Racing Midship, uma versão preparada e totalmente elétrica do Veloster. O protótipo é equipado com um motor elétrico central de 810 cv de potência e vai de zero a 100 km/h em menos de 3 segundos, segundo a Hyundai N, divisão esportiva da sul-coreana.


Na Volvo, todos os holofotes apontam para o Polestar Precept, supercarro da divisão de elétricos da marca sueca. O conceito deveria ter estreado ao público no Salão de Genebra, em março. Porém, a feira suíça foi cancelada, e sua primeira aparição acontece em Pequim, para alegria da dona da Volvo, a chinesa Geely.

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WANG Zhao/AFP

Por falar nas marcas chinesas, a Great Wall revelou um dos conceitos mais belos e estilosos desta edição da mostra. A despeito do nome, Futurist, o protótipo é um sedã elétrico de visual retrô. Ele lembra clássicos de algumas décadas atrás, como os Lincoln. Isso na parte do design, pois o estudo é alimentado por baterias que garantem, segundo o fabricante, uma autonomia de até 700 km.


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Porsche aposta em visita virtual e Maserati MC20 dá as caras

Entre as marcas alemãs, a Porsche oferece uma visita virtual em seu estande. Fãs da fábrica de Stuttgart em todo o planeta podem conferir o espaço do sofá de casa, acessando inclusive as cabines dos veículos. Já a Audi está em negociações com o grupo FAW para produzir no país asiático os futuros elétricos da marca, feitos sobre a nova plataforma PPE.

Entre os supercarros a combustão, destaque para o Maserati MC20, que a marca do tridente apresentou no início de setembro. O cupê de luxo fez sua estreia presencial em Pequim com o novíssimo motor Nettuno, um V6 de 3 litros com dois turbos, 630 cv de potência e parrudos 74,4 mkgf de torque a 3.000 rpm.


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NEWSPRESS

Salão de Pequim: em momento oportuno para vendas

O Salão de Pequim de 2020 acontece no período em que tradicionalmente se vende mais carros na China. É a temporada de compras, chamada de “Golden September, Silver October”. Em agosto, os licenciamentos cresceram 11,6% sobre o mesmo mês de 2019.

Foi o quinto aumento consecutivo após os bloqueios do início do ano por causa da pandemia. Mas apesar do otimismo, o clima na indústria chinesa ainda é de cautela à espera de uma retomada mais forte. Quem sabe em 2021 com a vacina.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.