A Kymco iniciou as vendas do seu novo maxiscooter, o AK 550. O modelo foi apresentado no Brasil pela primeira vez durante o Salão Duas Rodas 2019, em novembro do ano passado. Na época, ele havia sido anunciado por R$ 44.900; mas com mudanças de câmbio em relação ao dólar, ele chega por R$ 59.990. O modelo é montado em Manaus e comercializado nas concessionárias da japonesa Suzuki, ambas as marcas são representadas no País pela J. Toledo.
O AK 550 tem motor dois cilindros de 550 cm³ que rende até 51 cv a 7.500 rpm e 5,2 mkgf a 5.500 rpm. O câmbio é o automático do tipo CVT de relações continuamente variáveis. Os freios são a disco duplo na frente e simples atrás com ABS que não pode ser desligado.
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A suspensão é do tipo invertida na dianteira, que dá mais firmeza e estabilidade. São 120 mm de curso. Na traseira, o sistema é no conceito monoamortecida, na horizontal, para não roubar espaço sob o banco; que acomoda um capacete fechado ou dois abertos.
Em termos de tecnologia o AK 550 traz chave presencial com partida por botão, iluminação toda de LEDs, dois modos de pilotagem (A com 100% da potência e B com redução para 46 cv na entrega) e três níveis de aquecimento de manopla. No escudo há dois porta-objetos com chave, um deles com entrada USB para carregar dispositivos, como o smartphone.
O painel é digital e traz uma tela de TFT colorido no centro para uso de GPS. O sistema foi batizado pela Kymco de Noodoe e funciona através de um aplicativo com o mesmo nome. Outras funções do aplicativo são “encontre meu scooter”, para lembrar onde estacionou e acesso a mensagens do celular; essa função apenas quando se está parado.
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Inscreva-seRival do AK 550 é o Honda X-ADV
Seu principal rival no mercado é o Honda X-ADV, que está tabelado a R$ 69.900. O modelo da Honda tem pegada off-road, apesar de ser um scooter, com maior curso de suspensões 153 mm na frente e 150 mm atrás. O motor é o 745 cm³ dois cilindros, que rende 54,8 cv e 6,9 mkgf.
O câmbio é o automatizado de dupla embreagem e se seis marchas. Em termos de tecnologia, ele traz controle de tração, chave presencial, dois modos de condução e uma função “G” para uso no off-road, que evita as trocas de marchas, segurando o torque elevado.