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A volta das peruas? Volkswagen confirma produção da elétrica Space Vizzion
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A volta das peruas? Volkswagen confirma produção da elétrica Space Vizzion

Executivo confirmou que a montadora vai produzir a perua elétrica a partir do conceito ID Space Vizzion, revelado há um ano

Diogo de Oliveira, especial para o Estado

20 de nov, 2020 · 4 minutos de leitura.

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Conceito ID Space Vizzion dará origem à nova perua 100% elétrica da Volkswagen
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A direção da Volkswagen deu sinal verde para a produção da perua elétrica ID Space Vizzion. O protótipo surgiu há um ano, no Salão de Los Angeles. A confirmação foi feita pelo chefe executivo da montadora, Ralf Brandstätter, em postagem na rede social LinkedIn. O modelo se chamará Aero B.

Segundo Brandstätter, a perua 100% elétrica da Volkswagen sairá da linha de produção da fábrica de Emden, na Alemanha, a partir de 2023. O modelo utiliza a versão mais recente da arquitetura MEB para os carros elétricos da empresa. E promete longo alcance, com autonomia para até 700 km.

Espera-se que a Aero B fique parecida com o conceito ID Space Vizzion (VW/Divulgação)

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A Space Vizzion surgiu no fim de 2019 com uma bateria de 82 kWh e autonomia para até 590 km. Porém, quando chegar às ruas, a perua virá com um pacote de bateria mais robusto, de 111 kWh.

“Graças à arquitetura MEB, o Aero B poderá ser carregado super rápido e oferecerá um pouco mais de tudo: mais espaço, mais alcance, mais aceleração e mais velocidade máxima”, publicou Brandstätter.

Cabine do conceito tem interior limpo e enorme multimídia no painel (VW/Divulgação)

Sucessor do Passat?

Algumas publicações especializadas estão considerando a perua elétrica como uma espécie de sucessora do Passat. A associação vem do tamanho similar em relação à Passat Variant.

Com a “prescrição” cada vez mais próxima dos carros a combustão, a perua elétrica tende a substituir o Passat com o passar do tempo. Recentemente, a VW inclusive parou de vender a Passat Variant no Brasil.


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Proposta esportiva

Um dos pontos altos da perua conceitual ID Space Vizzion é a carroceria aerodinâmica. Um detalhe bacana é a grade que conecta os faróis. Ela é vazada e cria uma corrente de ar que percorre o capô e faz o “downforce”. Segunda a VW, o coeficiente aerodinâmico é de 0,24.

O desempenho também promete não deixar os clientes e fãs com saudades das peruas a combustão. O conceito trazia um motor elétrico na traseira capaz de gerar 272 cv de potência e um torque de 56 mkgf. Porém, a versão final pode ter dois motores elétricos e até 340 cv.

Plataforma MEB será usada por toda linha ID de carros elétricos (VW/Divulgação)

Tal como visto nos elétricos já lançados, espera-se que a perua Aero B mantenha o design do conceito ID Space Vizzion. Além da station wagon, a montadora deverá produzir uma variante sedã, que se chamará Aero. Os modelos serão fabricados em Emden ao lado do SUV ID.4.



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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.