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Porsche Boxster ganha edição especial de 25 anos
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Porsche Boxster ganha edição especial de 25 anos

Roadster alemão tem produção limitada a 1.250 unidades; com base no modelo GTS, Boxster usa motor 4.0 de 400 cv de potência

Vagner Aquino

13 de jan, 2021 · 6 minutos de leitura.

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Boxster
Porsche 718 Boxster se "salvou" por conta do câmbio manual
Crédito:Porsche/Divulgação

Para comemorar os 25 anos do Boxster, a Porsche decidiu lançar uma série especial em comemoração. O Boxster 25 anos tem produção limitada a 1.250 unidades e é baseado no 718 Boxster GTS 4.0. Com isso, oferece o mesmo motor 4.0 de seis cilindros e 400 cv. O propulsor naturalmente aspirado gera 42,8 mkgf de torque máximo.

A edição especial do Porsche Boxster vem equipada com transmissão manual de seis marchas. Tem, ainda, a opção de câmbio automático de dupla embraiagem (PDK) de sete posições. Dotado de pacote Sport Chrono, o esportivo acelera dos 0 aos 100 km/h em 4 segundos. A velocidade máxima é de 293 km/h.

Na versão comemorativa, o Boxster adota recursos como suspensão adaptativa Porsche Active Suspension Management (PASM), que permite rebaixar a altura em 10 milímetros. Tem ainda o Porsche Torque Vectoring (PTV) com bloqueio mecânico do diferencial.

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Boxster
Porsche/Divulgação

Detalhes do Boxter 25 anos

Na paleta de cores, o Boxster 25 anos tem o tom especial Silver Metallic. No mais, Deep Black Metallic e Carrara White Metallic também estão disponíveis. Entradas de ar e rodas (20 polegadas), vêm na cor Neodyme, algo semelhante ao cobre. A capota é feita em tecido vermelho e tem a inscrição “Boxster 25” em alusão à série. Na tampa do tanque de combustível – em tom de alumínio, assim como as saídas de escape -, vai a inscrição “Porsche”.

No interior, destaque para os bancos esportivos com comando elétrico (14 posições) e revestidos com couro Bordeaux. O volante é esportivo e tem aquecimento.


Boxster
Porsche/Divulgação

Essa edição faz referência aos vários recursos de design do carro-conceito Boxster, apresentado ao mundo no Salão de Detroit de 1993. A versão de produção chegou em 1996 com pouquíssimas alterações. Agora, em 2021, o modelo está em sua quarta geração. No total, são mais de 357 mil unidades produzidas.

Para quem estiver interessado no Boxster 25 anos, a Porsche revela, no entanto, que as primeiras unidades serão entregues a partir de março. No Brasil, as encomendas já estão abertas. O preço do modelo (apenas com câmbio PDK) é de R$ 605 mil.


Um pouco de história

Quando lançado, em meados da década de 1990, o Boxster foi responsável pelo novo direcionamento da estratégia da Porsche. Além de ter o primeiro motor de 6 cilindros em produção refrigerado a água, o estilo jovial do roadster atraiu novos clientes para a marca que, dessa maneira, voltou a ser lucrativa.



A aparência do carro-conceito Boxster mostrado em Detroit reavivou o lendário 550 Spyder e o carro de corrida 718 RS 60 Spyder. A nostalgia ditou a regra e o modelo, que compartilhava a parte dianteira do 996 da geração 911, foi um sucesso.

De início, seu motor de 6 cilindros instalado no centro – com 2,5 litros e potência de 204 cv – foi desenvolvido para atender normas de emissões mais exigentes. A engenharia, contudo, trabalhou em soluções como refrigeração a água, tecnologia de 4 válvulas e temporização de entrada variável.


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Mudanças

Com o passar do tempo, melhorias foram incorporadas. A primeira geração 986 Boxster recebeu motor 2.7, em 1999. A potência, nesse meio-tempo, cresceu de 220 cv para 228 cv. Já o Boxster S foi turbinado com um propulsor 3.2 de 6 cilindros e 252 cv. Logo, passou a oferecer 260 cv. Foi na geração 987, de 2004, que o modelo ganhou câmbio PDK, em substituição à transmissão automática Tiptronic S.

Após mudança drástica em 2012, a Porsche apresentou a geração atual (982) do Porsche 718 Boxster, em janeiro de 2016. Na ocasião, houve o lançamento de motores turbo com 4 cilindros. Na metade de 2019, a nova edição do Boxster Spyder chegou ao topo da linhagem. Ele compartilha o motor de 4,0 litros e 420 cv com o emblemático esportivo 718 Cayman GT4. Desde 2020, o propulsor de 6 cilindros também turbina a potência de 400 cv do 718 Boxster GTS 4.0.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.