Para comemorar os 25 anos do Boxster, a Porsche decidiu lançar uma série especial em comemoração. O Boxster 25 anos tem produção limitada a 1.250 unidades e é baseado no 718 Boxster GTS 4.0. Com isso, oferece o mesmo motor 4.0 de seis cilindros e 400 cv. O propulsor naturalmente aspirado gera 42,8 mkgf de torque máximo.
A edição especial do Porsche Boxster vem equipada com transmissão manual de seis marchas. Tem, ainda, a opção de câmbio automático de dupla embraiagem (PDK) de sete posições. Dotado de pacote Sport Chrono, o esportivo acelera dos 0 aos 100 km/h em 4 segundos. A velocidade máxima é de 293 km/h.
Na versão comemorativa, o Boxster adota recursos como suspensão adaptativa Porsche Active Suspension Management (PASM), que permite rebaixar a altura em 10 milímetros. Tem ainda o Porsche Torque Vectoring (PTV) com bloqueio mecânico do diferencial.
Detalhes do Boxter 25 anos
Na paleta de cores, o Boxster 25 anos tem o tom especial Silver Metallic. No mais, Deep Black Metallic e Carrara White Metallic também estão disponíveis. Entradas de ar e rodas (20 polegadas), vêm na cor Neodyme, algo semelhante ao cobre. A capota é feita em tecido vermelho e tem a inscrição “Boxster 25” em alusão à série. Na tampa do tanque de combustível – em tom de alumínio, assim como as saídas de escape -, vai a inscrição “Porsche”.
No interior, destaque para os bancos esportivos com comando elétrico (14 posições) e revestidos com couro Bordeaux. O volante é esportivo e tem aquecimento.
Essa edição faz referência aos vários recursos de design do carro-conceito Boxster, apresentado ao mundo no Salão de Detroit de 1993. A versão de produção chegou em 1996 com pouquíssimas alterações. Agora, em 2021, o modelo está em sua quarta geração. No total, são mais de 357 mil unidades produzidas.
Para quem estiver interessado no Boxster 25 anos, a Porsche revela, no entanto, que as primeiras unidades serão entregues a partir de março. No Brasil, as encomendas já estão abertas. O preço do modelo (apenas com câmbio PDK) é de R$ 605 mil.
Um pouco de história
Quando lançado, em meados da década de 1990, o Boxster foi responsável pelo novo direcionamento da estratégia da Porsche. Além de ter o primeiro motor de 6 cilindros em produção refrigerado a água, o estilo jovial do roadster atraiu novos clientes para a marca que, dessa maneira, voltou a ser lucrativa.
A aparência do carro-conceito Boxster mostrado em Detroit reavivou o lendário 550 Spyder e o carro de corrida 718 RS 60 Spyder. A nostalgia ditou a regra e o modelo, que compartilhava a parte dianteira do 996 da geração 911, foi um sucesso.
De início, seu motor de 6 cilindros instalado no centro – com 2,5 litros e potência de 204 cv – foi desenvolvido para atender normas de emissões mais exigentes. A engenharia, contudo, trabalhou em soluções como refrigeração a água, tecnologia de 4 válvulas e temporização de entrada variável.
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Inscreva-seMudanças
Com o passar do tempo, melhorias foram incorporadas. A primeira geração 986 Boxster recebeu motor 2.7, em 1999. A potência, nesse meio-tempo, cresceu de 220 cv para 228 cv. Já o Boxster S foi turbinado com um propulsor 3.2 de 6 cilindros e 252 cv. Logo, passou a oferecer 260 cv. Foi na geração 987, de 2004, que o modelo ganhou câmbio PDK, em substituição à transmissão automática Tiptronic S.
Após mudança drástica em 2012, a Porsche apresentou a geração atual (982) do Porsche 718 Boxster, em janeiro de 2016. Na ocasião, houve o lançamento de motores turbo com 4 cilindros. Na metade de 2019, a nova edição do Boxster Spyder chegou ao topo da linhagem. Ele compartilha o motor de 4,0 litros e 420 cv com o emblemático esportivo 718 Cayman GT4. Desde 2020, o propulsor de 6 cilindros também turbina a potência de 400 cv do 718 Boxster GTS 4.0.