A terceira geração do mais famoso SUV da Honda já tem data para estreia e até algumas imagens para atiçar os ânimos. Em 18 de fevereiro, daqui a exato um mês, o novo HR-V promete apresentar sua versão híbrida e exibir um design totalmente diferente do modelo atual.
Nomeado HR-V e: HEV, o utilitário esportivo será o terceiro veículo da marca a adotar o conjunto de motorização híbrido. Todavia, a fabricante já anunciou que essa configuração será comercializada exclusivamente em território europeu.
Para os EUA, os consumidores receberão uma versão diferente do veículo, a fim de “atender às necessidades distintas dos clientes norte-americanos”. Ou seja, a chegada do trem de força híbrido por lá ainda é uma incógnita.
O que já sabemos sobre a próxima geração
De fato, sabemos que o HR-V crescerá e poderá e poderá até disputar mercado com SUVs médios, como o Compass, Taos e Corolla Cross. Espera-se que a nova plataforma modular, na qual dividirá com o Fit, aumentará o crossover em 8 cm de comprimento, 2 cm de largura e 1 cm de altura.
As imagens revelam também um novo teto solar panorâmico, bem como uma nova central multimídia alocada na parte de cima do painel com acabamento em duas tonalidades. Na porção inferior do painel, é possível visualizar três botões de configuração do veículo, que provavelmente servirão para controle do ar-condicionado.
Além disso, os flagras indicam a adoção do teto mais rebaixado, à la SUVs cupês. Embora a camuflagem dificulte a visibilidade, as lanternas em formato horizontal agora parecem estar menos chamativas. Na dianteira, é possível perceber que os faróis estão mais finos e compridos, enquanto a grade pareça ter aumentado.
Motor supereconômico pode chegar a rodar 23,8 km/l
Assim como o Fiat, a versão de entrada do HR-V deverá utilizar o motor 1.0 turbo de 3 cilindros que desenvolve 130 cv e 20,4 mkgf. Uma variante intermediária herdará o propulsor do HR-V Touring, o 1.5 turbo de 4 cilindros e 173 cv.
O conjunto híbrido promete vir apenas na configuração topo de linha e combinará o motor 1.5 turbo a outros dois motores elétricos. Neste caso, o modelo poderá chegar a rodar até 23,8 km/l a gasolina. Para toda a linha, o câmbio será do tipo CVT que simula sete marchas.
Versão brasileira ainda é um mistério
Procurada pelo Jornal do Carro, a Honda afirmou que “não comenta sua estratégia futura de negócios”. Ou seja, a chegada de uma possível versão híbrida no Brasil ainda é um mistério. Por fim, esperamos que a nova geração do SUV desembarque no Brasil entre o final de 2021 e o começo de 2022.