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Mais caro, Range Rover Velar 2021 estreia com motorização híbrida leve no Brasil
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Mais caro, Range Rover Velar 2021 estreia com motorização híbrida leve no Brasil

Atualização do SUV intermediário da Range Rover traz motorização híbrida leve focada no menor consumo de combustível, mas sem precisar recarregar a bateria

Emily Nery, para o Jornal do Carro

11 de fev, 2021 · 4 minutos de leitura.

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Range Rover Velar 2021
Range Rover Velar 2021
Crédito:Divulgação/Land Rover

A Jaguar Land Rover acaba de anunciar a chegada do novo Velar no Brasil. A versão intermediária do Range Rover adota nova motorização híbrida-leve que não necessita de recarga da bateria.

Os antigos trens de força, o 2.0 de quatro cilindros de 300 cv e o 3.0 V8 de 380 foram substituídos pelo nova motorização P340, representada pelo motor 3.0 turbo V6 junto ao sistema híbrido leve de 48V. Cerca de 12 kg mais leve que o antigo conjunto, o novo motor entrega 340 cv a 5.500 rpm e 48,9 kgfm de torque, a baixos 1.500 rpm.

Por sua vez, o câmbio é automático de 8 marchas e a tração é integral. De acordo com a montadora, o veículo sai da inércia aos 100 km/h em 6,3 segundos e atinge a velocidade máxima nos 240 km/h.

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Embora as mudanças externas sejam sutis, como as novas rodas de 22″ com acabamento diamantado e a nova paleta de cores, a grande diferença está na cabine. Há um novo volante multifuncional com costura em couro e botões sensíveis ao toque. Eles comandam o painel de controle digital de 12,3 polegadas.

Novos recursos embarcados

Acima da maior tela, está o sistema multimídia touchscreen com tela de 10″ e aparelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. A plataforma interativa consegue fornecer dados de mapas bem como das funcionalidades do modelo.


Range Rover Velar 2021
Divulgação/Land Rover

Dentre os novos recursos de tecnologia estão as câmeras com visão 360º, câmera frontal que simula um capô transparente assistente de ponto cego. A fim de auxiliar o condutor em alagamentos de até 58 cm, o veículo dispõe de um sensor de profundidade que acompanha o nível de submersão do carro.

Para deixar a dirigibilidade mais suave, o Velar conta com suspensão pneumática a ar com regulagem de altura. Além disso, o motorista pode também ajustar as configurações individuais do carro para se adequar às condições do solo.


A linha 2021 do Velar estará disponível nas concessionárias a partir da última semana de fevereiro. Desse modo, o modelo oferecerá duas versões – R-Dynamic SE (R$ 520.050) e R-Dynamic HSE (R$ 565.350).



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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.