Prestes a estrear mundialmente, o novo Peugeot 308 foi visto na Europa enquanto manobrava para embarcar no baú de um caminhão. A nova geração do hatch médio estava coberta por um pano, porém, a porção dianteira precisou ficar à mostra por alguns instantes. Foi o suficiente para ser clicada por paparazzis. E a primeira impressão é ótima.
As imagens mostram a frente do novo 308 completamente descoberta e sem disfarces. O primeiro detalhe que salta aos olhos é o novo escudo da Peugeot, com o leão e sua grande juba em destaque sobre o fundo preto. O hatch será, portanto, o primeiro modelo da marca francesa a trazer o novo logotipo, inaugurando, assim, um novo ciclo para a montadora.
Design ainda mais felino
Agora parte do grupo Stellantis, a Peugeot começa uma nova fase na marca. A francesa surge como protagonista e pretende liderar os segmentos “premium” ao lado da Jeep, deixando com a Citroën a missão de oferecer modelos voltados ao custo-benefício, como a Fiat. Nesse sentido, a nova geração do 308 mostra que a francesa está no caminho certo.
O design frontal do modelo traz um arrojo ainda maior ao estilo atual da marca, apresentado com o novo 208. Os faróis dentados trazem nas extremidades as luzes diurnas de LED que descem pelo para-choques e simulam as presas do leão. Os conjunto ótico é unido à grade, que traz dezenas de pequenos cromados com efeito tridimensional.
Os flagras também mostram o capô com o emblema “308” na ponta, e um pedaço da lateral do modelo, bem como as rodas de liga leve escurecidas. A carroceria apresenta muitos vincos, com destaque para a linha que sobe em diagonal a partir dos faróis e forma a “cintura”. O novo escudo do leão é novamente visto ao lado das caixas de rodas dianteiras.
Versões a combustão e híbrida plug-in
Os flagras do Peugeot 308 não mostram a traseira do hatchback. É possível ver o contorno de LED de uma das lanternas, e a porção inferior do para-choques, que traz cromo nas saídas de escape. Entretanto, o estilo deve seguir o padrão visto no novo 208 e nos SUVs 3008 e 5008, com as lanternas unidas por uma moldura que divide a tampa traseira.
Na medida do possível, a Peugeot ainda guarda muitos detalhes para a apresentação do produto, sobretudo em relação à mecânica. Espera-se que o novo 308 ofereça várias opções de motores a diesel e a gasolina na Europa. Da mesma forma, o hatch terá variantes híbrida com opção do tipo plug-in, que pode ser recarregada em tomadas.
O novo Peugeot 308 vem para o Brasil?
A marca também deve revelar uma configuração esportiva Peugeot Sport Engineered, com mecânica híbrida e 296 cv de potência máxima. O lançamento no continente europeu é esperado para as próximas semanas, com as vendas iniciadas ainda neste semestre. No Brasil, o 308 não é prioridade. Mas com a estrutura da Stellantis, tudo pode acontecer.