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Renault apresenta novo logo que será utilizado em seus automóveis a partir de 2022
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Renault apresenta novo logo que será utilizado em seus automóveis a partir de 2022

Para coroar a nova fase "Renaulution", com foco na eletrificação, Renault muda logo pela nona vez. Até 2024, todos os seus produtos terão o novo emblema

Emily Nery, para o Jornal do Carro

15 de mar, 2021 · 4 minutos de leitura.

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Novo logo da Renault
Novo logo da Renault
Crédito:Divulgação/Renault

Logo depois da Peugeot, foi a vez da Renault apresentar seu novo logotipo, destacando a nova era voltada para a eletrificação de seus modelos. Assim como a conterrânea, e a Volkswagen, por exemplo, a marca adotou um design plano com os dois diamantes entrelaçados e iluminados.

A Renault dá spoilers do novo logo desde janeiro do ano passado, tendo aparecido também em propagandas, nas redes sociais da marca e até no elétrico Renault 5. Contudo, agora a nova identidade visual do emblema se tornou oficial. Pela figura ser em 2D, ela remete ao emblema de 1972. Isto é, na mesma época em que a marca vendia o R5, inspiração do novo hatch elétrico.

Renault
Protótipo do Renault 5 Renault/Divulgação

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Como o Renault 5 só chegará em 2025 e o novo logo estará presente nos novos modelos a partir do ano que vem, a principal aposta aponta para o Megane eVision. O SUV elétrico compacto será apresentado neste ano, mas as entregas começarão apenas no ano que vem. Por sua vez, a empresa não se pronunciou.

Além de confirmar todos os produtos da marca com o novo logo para 2024, o design da montadora, Gilles Vidal, afirmou “O diamante é uma das formas mais reconhecidas no mundo e no mundo do automóvel. É uma forma geométrica simples, com uma identidade forte e poderosa. O desafio era renovar esta forma lhe dando novo valores e um novo significados para o projeto da marca para o futuro”.

Logos da Renault
Divulgação/Renault

Vale lembrar que o último logotipo surgiu em 2015, como uma atualização do desenho de 1992. Contudo, o losango (ou diamante) já está presente na identidade visual da marca desde 1925, quando estampou o Renault 40 HP.

Nova estratégia da marca

Com o intuito de focar na eletrificação, o “Renaulution” é o novo plano estratégico da montadora francesa e visa renovar toda sua linha até 2025. Um de seus pilares é a introdução de sete modelos elétricos até essa data. Já a Dacia passa a ganhar mais destaque na operação mundial.

Para o Brasil, a Renault confirmou o investimento de R$ 1,1 bi para renovar os modelos nacionais, bem como o lançamento do motor turbo até meados de 2022. Na prática, receberemos as novas gerações do Sandero e Logan (produzidas na Europa pela Dacia).


sandero
Renault/Divulgação

Já o motor 1.3 TCe turbo de até 163 cv virá primeiro na reestilização do Captur. Feito em parceria com a Mercedes-Benz, ele é praticamente o mesmo propulsor que equipa o Classe A sedã. Um dos maiores destaques dessa nova fase, sobretudo, é o SUV elétrico Bigster. Ele será produzido pela Dacia, entretanto, está confirmado para o Brasil

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.