Você está lendo...
Toyota revela teaser de SUV elétrico e prepara estreia da marca BZ
Notícias

Toyota revela teaser de SUV elétrico e prepara estreia da marca BZ

Montadora japonesa vai revelar na próxima semana o primeiro modelo da linha BZ, que será um SUV médio elétrico com porte de RAV4

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

13 de abr, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota BZ elétricos
Teaser mostra pedaço da dianteira do SUV médio que será o primeiro carro puramente elétrico da Toyota
Crédito:Toyota/Divulgação

A Toyota vai revelar no próximo dia 19 de abril, no Salão de Xangai, o seu primeiro veículo totalmente elétrico. O modelo é um SUV médio com porte simular ao do RAV4, mas feito sobre a nova plataforma e-TNGA, de uso exclusivo dos carros elétricos. A montadora vai lançar também a marca Beyond Zero (BZ), que reunirá os modelos movidos por baterias.

Por ora, o teaser não revela muito além de detalhes do design da dianteira. Espera-se que os carros da nova marca de elétricos da Toyota sejam identificados pela sigla BZ seguida por um numeral. Assim, o SUV poderá se chamar BZ3. Ao todo, a montadora japonesa vai lançar seis veículos de diferentes tamanhos e formatos nos próximos anos.

Isso será possível porque a plataforma e-TNGA é modular, o que permite criar modelos totalmente distintos, mas com elevado compartilhamento de peças e maior facilidade de produção. A Toyota planeja lançar um compacto, um sedã, um crossover, uma minivan e dois SUVs – um deles, o que será revelado na próxima semana na China.

Publicidade


Toyota BZ e-TNGA
Toyota/Divulgação

BZ poderá ter carros com três tipos de tração

Por enquanto, pouco se sabe sobre as características técnicas dos futuros carros elétricos da marca BZ. Entretanto, já se sabe que a nova plataforma e-TNGA oferecerá a possibilidade de tração dianteira, traseira ou integral. Trata-se de algo inédito. As arquiteturas já conhecidas, como a MEB da Volkswagen e a E-GMP da Hyundai, oferecem tração traseira.

Ou seja, a base e-TNGA permite produzir desde um carro elétrico compacto mais acessível, até um modelo grande de luxo para usar o símbolo da Lexus. Gráficos oficiais tentam mostrar como funciona a arquitetura. A modularidade é o ponto alto, com poucos elementos fixos no chassi, como os compartimentos de motor e os módulos de baterias no assoalho.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Bateria para rodar até 600 km

Outro trunfo dos modelos da marca BZ promete ser a autonomia. Segundo o engenheiro-chefe do projeto da plataforma e-TNGA, Koji Toyoshima, os carros elétricos da Toyota terão baterias com capacidade de 50 kWh a 100 kWh. Ou seja, todos irão oferecer entre 300 km a 500 km de autonomia média, e alguns poderão chegar a rodar até 600 km.

Também já se sabe que as potências máximas irão variar. Cada motor elétrico produz entre 110 cv e 200 cv. Ou seja, nos modelos equipados com dois motores, a potência poderá atingir 400 cv de força máxima.




Deixe sua opinião