A Ford revelou na China um novo utilitário esportivo de porte médio que deverá suceder, ao menos espiritualmente, a dupla Fusion e Mondeo. Trata-se do Evos, crossover que mistura traços de cupê e perua. O modelo foi exibido na abertura do Salão de Xangai. A feira chinesa começou nesta segunda (19) e deve receber 1 milhão de visitantes nesta edição.
Principal destaque da Ford, o Evos por enquanto é um produto exclusivo do mercado chinês. O SUV-cupê usa a mesma base do Equator, utilitário maior de sete lugares. Ambos possuem a dianteira muito parecida, com faróis desenhados por LEDs na parte superior, num estilo que lembra a picape Fiat Toro. Entretanto, o crossover apresenta linhas bem mais esportivas.
Painel com tela de 1,1 metro
Visualmente, o Ford Evos traz elementos interessantes, como as maçanetas retráteis que parecem iguais às do SUV elétrico Mustang Mach E. Mas é o interior que impressiona. O painel ostenta uma tela única de 1,1 metro de comprimento. O visor reúne o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e uma enorme multimídia de 27 polegadas com resolução 4K.
O sistema utiliza uma versão local da multimídia Sync. Por isso, oferece o assistente virtual da Baidu, equivalente chinesa do Google, dotado de inteligência artificial. Além disso, a gigantesca tela do Ford Evos é conectada à rede 5G e pode receber atualizações remotas (“over the air”). Ou seja, os clientes não precisarão ir até uma concessionária para obtê-las.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seVai ter mecânica híbrida
Por enquanto a Ford não detalhou que opções mecânicas terá o Evos. Mas é certo que o crossover vai oferecer uma versão híbrida recarregável do tipo plug-in. Já entre as configurações tradicionais a combustão, o SUV-cupê deverá usar o motor 2.0 turbo Ecoboost a gasolina de 211 cv com câmbio automático e opções de tração traseira ou integral (4×4).