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SUV da Fiat Progetto 363 terá plataforma de conectividade com comandos pelo celular
Tecnologia

SUV da Fiat Progetto 363 terá plataforma de conectividade com comandos pelo celular

O Fiat Connect Me, que estreou na nova Toro, estará presente no novo SUV da marca e permitirá partida do motor pelo smartphone ou assistente virtual

Emily Nery, para o Jornal do Carro

30 de abr, 2021 · 5 minutos de leitura.

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SUV Fiat Argo Progetto 363
Novas projeções mostram como deve ficar o inédito SUV nacional da Fiat (Progetto 363), que será revelado na final do BBB21, no início de maio
Crédito:Kleber Silva/K Design AG

Prestes a ser apresentado na final do BBB21, o SUV derivado do Fiat Progetto 363 terá recursos de conectividade e operações remotas que vimos na semana passada, no lançamento da nova Toro. Durante a websérie de divulgação, a marca revelou que o produto trará o novo Fiat Connect Me que permitirá até ligar o carro pelo celular.

Dessa forma, a tecnologia contará com operações remotas do veículo via app, smartwatch ou assistente virtual, como ligar e desligar o carro e travar e destravar as portas. Por meio do aplicativo da Fiat, o recurso fornecerá dados sobre manutenção do carro e notificará o proprietário com alertas de condução e alertas de suspeita de furto, por exemplo. Quando necessário, ele poderá realizar chamadas de emergência pelos próprios dispositivos.

SUV derivado do Progetto 363 poderá realizar chamadas de emergência
SUV derivado do Progetto 363 poderá realizar chamadas de emergência. Além disso, terá Wi-Fi nativo Reprodução/Fiat

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Por fim, a marca anunciou que o modelo trará Wi-Fi a bordo. Parceira da Fiat, a Tim será responsável por prover a conexão 4G;

Ainda não se sabe, no entanto, se todos os recursos do Fiat Connect Me disponíveis na Toro estarão presentes no novo SUV. De série, a plataforma vem embarcada a partir da versão Volcano, que custa R$ 144.990 na versão flex.

Embora a Fiat ainda não tenha divulgado, o “SUV do Argo” deve ter valores a partir dos R$ 90 mil. Desse modo, é improvável que o Fiat Connect Me equipe toda a linha ou possua todos os destaques de sua versão na Toro.


Veja o episódio sobre a conectividade do novo produto abaixo:

Novo motor 1.0 turbo

A websérie já confirmou que o modelo derivado do Progetto 363 estreará o novo motor 1.0 turboflex de três cilindros da Stellantis em algumas versões. Durante o quarto capítulo do programa, podemos conferir o motor T3 de 12V e injeção direta.

Por enquanto, a Fiat não chegou a revelar a potência e torque do motor. A expectativa é que ele atinja potências entre 120 e 130 cv. Caso ultrapasse os 128 cv do motor 1.0 TSI, ele será o motor 1.0 turbo mais potente da categoria.


As versões de entrada devem adotar o conhecido motor 1.3 aspirado Firefly, que garante até 109 cv e 14,2 mkgf. Na grande maioria das configurações, a transmissão será automática do tipo CVT.



E quanto ao nome?

O modelo será visto pela primeira vez na final do BBB21, que ocorrerá na próxima terça-feira, 3 de maio. O vencedor do reality show levará para casa o novo produto junto à premiação em dinheiro.

No entanto, as semelhanças da revelação do carro com o programa não param por aí. Ao final de cada episódio, o público vota no tema em que mais tem interesse em assistir sobre o veículo. Possivelmente, caberá ao público escolher o nome do produto.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.