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Toyota Corolla Cross fica até R$ 4.500 mais caro em primeiro reajuste
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Toyota Corolla Cross fica até R$ 4.500 mais caro em primeiro reajuste

Novo SUV médio da Toyota encarece duas das quatro versões e não sai por menos de R$ 143.990. Preço vai a R$ 191 mil em São Paulo

Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

18 de mai, 2021 · 4 minutos de leitura.

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Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross
Crédito:Toyota/Divulgação

Menos de dois meses após a estreia do Corolla Cross, a Toyota reajusta a tabela de preços do SUV médio pela primeira vez. Quem está cogitando comprar o novato, deve preparar o bolso, pois agora irá gastar no mínimo R$ 143.990 e até R$ 184.990 na versão de topo. Isto é, se o cliente não for de São Paulo, onde o preço ultrapassa os R$ 190 mil.

Na versão de entrada XR o aumento foi mais sutil, se compararmos os reajustes das configurações mais caras. Ela subiu de R$ 139.990 para R$ 143.490. Dessa forma, o preço de entrada do Corolla Cross ultrapassa o valor de entrada do novo Jeep Compass, seu rival direto.

Já a versão XRE, que também utiliza o motor 2.0 flexível de 177 cv e 21,4 mkgf de torque, encareceu R$ 3.700. Desse modo, subiu de R$ 149.990 para R$ 153.690. Por causa do aumento do ICMS em São Paulo, essa versão, que antes custava R$ 155.390, agora é oferecida por R$ 159.190.

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Toyota Corolla Cross
Divulgação/Toyota

Dessa forma, as configurações híbridas XRV e XRX são as que concentram os maiores aumentos, de R$ 4.300 e R$ 4.500, respectivamente. A variante XRV, portanto, encareceu de R$ 172.990 para R$ 179.990.

Antes comercializada por R$ 179.990, a versão XRX subiu para R$ 184.490. No Estado de São Paulo, porém, a configuração passou de R$ 186.490 para R$ 191.190. Cabe ressaltar, no entanto, que essas duas variantes carregam o motor 1.8 flexível de até 101 cv, que é auxiliado por dois motores elétricos de 72 cv. Juntos, os motores somam, assim, 122 cv de potência combinada.




Alta procura

Conforme noticiamos no Jornal do Carro, logo no primeiro mês, o Corolla Cross já superou a marca de 4 mil pedidos de reserva. O ranking da Fenabrave de abril, então primeiro mês de vendas do modelo, expõe a alta procura: o Toyota somou mais de 1.926 emplacamentos. Dessa forma, ficou na 10ª posição entre os SUVs mais vendidos do 4º mês do ano.

Os novos preços do Toyota Corolla Cross

  • XR 2.0 flexível — R$ 143.490 (era R$ 139.990)
  • XRE 2.0 flexível — R$ 153.690 (era R$ 149.990)
  • XRV Hybrid 1.8 flexível — R$ 177.290 (era R$ 172.990)
  • XRX Hybrid 1.8 flexível — R$ 184.490 (era R$ 179.990)

Preços do Corolla Cross para São Paulo

  • XR 2.0 flexível — R$ 148.590 (era R$ 144.990)
  • XRE 2.0 flexível — R$ 159.190 (era R$ 155.390)
  • XRV Hybrid 1.8 flexível — R$ 183.590 (era R$ 179.190)
  • XRX Hybrid 1.8 flexível — R$ 191.190 (era R$ 186.490)

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.