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Elétricos Peugeot 208 e-GT e Fiat 500e chegam no Brasil no 2º semestre
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Elétricos Peugeot 208 e-GT e Fiat 500e chegam no Brasil no 2º semestre

Hatches elétricos desembarcam no 2º semestre e a Stellantis vai instalar 200 pontos de recarga em 10 estados com a Estapar

Emily Nery, para o Jornal do Carro

17 de mai, 2021 · 6 minutos de leitura.

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208 e-GT
PEUGEOT 208 e-GT é a versão 100% elétrica da nova geração do hatch compacto da marca francesa
Crédito:Peugeot/Divulgação

A Stellantis anunciou que trará os hatches elétricos Fiat 500e e Peugeot 208 e-GT para o Brasil no próximo semestre. Para tanto, o grupo automotivo firmou parceria com a Ecovagas para instalar 200 pontos de recarga de carros eletrificados.

Conforme noticiamos no Jornal do Carro, a volta do Fiat 500 virá por meio da sua variante elétrica, já flagrada por aqui. Segundo o Autos Segredos, o 500e chegará na versão de topo Icon. O hatch usa um motor elétrico de 85 kW, capaz de gerar até 118 cv e 22,4 mkgf de torque.

Desse modo, é capaz de levar o compacto a acelerar de zero a 100 km/h em 9 segundos. Mas a velocidade máxima não ultrapassa os 150 km/h.

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Fiat 500e Icon eletricos
Hatch urbano da Fiat é produzido na fábrica de Mirafiori em Turim, na Itália Fiat/Divulgação

Por sua vez, o hatch elétrico da Peugeot já foi testado pelo Jornal do Carro e, enfim, chegará ao público geral. Se a nova geração do 208 pode desapontar pelo uso do propulsor 1.6 flexível e aspirado, o elétrico importado de Trnava, na Eslováquia, deu um show no desempenho.

Alimentado por uma bateria de 50 kWh, o motor elétrico do 208 e-GT produz até 136 cv de potência máxima e entrega um torque instantâneo de 26,5 mkgf. Assim, é capaz de arrancar de zero a 100 km/h em 8,5 segundos.


Embora tenha 352 kg a mais do que o 208 1.6 Griffe, a versão elétrica dispõe de uma série de tecnologias que deixam a dirigibilidade mais eficiente, como a frenagem regenerativa.

Peugeot 208 e-GT eletricos
Divulgação/Peugeot

Autonomia e carregamento

Segundo a marca do leão, o hatch garante uma autonomia de até 340 km, podendo baixar para 250 km no modo Sport. Em uma tomada convencional, são necessárias 16 horas para carregar a bateria totalmente. Já em um conector de 100 kW, leva 30 minutos para recarregar 80% da bateria.


No caso do 500e, a bateria que alimenta o conjunto é de 42 kWh. Isso é suficiente para o carro rodar até 322 km, conforme testes no padrão WLTP. Para recargar, são 4 horas e 15 minutos em uma tomada convencional. Ou 35 minutos para encher 80% da bateria em um carregador rápido.

Novo Peugeot e-GT poderá ser carregado em postos da Ecovagas, proveniente da parceria entre a Enel X e a Estapar
Com a finalidade de aumentar os postos de recarga para os novos 500e e 208 e-GT, a Stellantis promoveu uma parceria com a Ecovaga, programa desenvolvido pela Estapar junto com a Enel X Divulgação/Stellantis

De acordo com a Stellantis, os pontos da Ecovagas conseguirão abastecer 80% da bateria em aproximadamente 3 horas. Em um primeiro momento, 23 cidades em 10 estados receberão os postos em locais como shoppings centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino, cujos estacionamentos sejam administrados pela Estapar.


Tanto a Peugeot quanto a Fiat não confirmam o preço dos novos produtos. Contudo, se analisarmos o valor de seus concorrentes elétricos e a alta cambial, podemos esperá-los com preços acima dos R$ 200 mil.

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Stellantis só fará elétricos no Brasil com subsídio

Logo após a fusão dos grupos FCA e PSA para a formação da Stellantis, o CEO, Carlos Tavares, foi enfático quanto à eletrificação no Brasil. O executivo ponderou que a empresa só produzirá veículos elétricos na América Latina quando houver interesse e subsídio dos governos.


Além disso, reiterou que uma solução plausível para os mercados emergentes da região é o aperfeiçoamento dos motores a combustão e dos biocombustíveis. Até o final do ano, o grupo pretende dispor de 39 modelos híbridos ou elétricos em sua gama. Até 2025, o plano é de fazer uma versão eletrificada para cada novo veículo.



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