Um levantamento feito desde 2019 pelo grupo Tracker, especialista em rastreamento, em parceria com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), revela dados atuais sobre os índices de roubo e furto de carros no Estado de São Paulo. Entre janeiro e março de 2021, foram 5 mil roubos, além de 13 mil furtos de veículos, modalidade que vem crescendo na pandemia. Entre os modelos mais roubados, estão Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Jeep Renegade e Toyota Hilux.
Da mesma forma, a lista traz outros SUVs muito vendidos, como o Renault Duster e o Jeep Compass, além de modelos mais caros, como Audi Q3 e Volkswagen Tiguan. Já entre veículos comerciais, a popular Fiat Fiorino aparece como um dos favoritos dos bandidos, assim como o pequeno caminhão urbano Hyundai HR.
O boletim também aponta quais são os veículos mais furtados pelos ladrões. Ou seja, ocorrências em que os meliantes levam o carro do local sem uso de violência. A lista tem usados, como o Chevrolet Corsa, a carismática Volkswagen Kombi, e os SUVs Ford EcoSport e Hyundai Tucson. Já entre os modelos mais novos estão Fiat Mobi, HB20 (de novo), bem como Tiguan e Hilux, além da Fiorino e das picapes Chevrolet Montana e VW Saveiro.
O relatório da Tracker-Fecap considera os boletins de ocorrência registrados na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Ou seja, tem como base informações oficiais.
Cidades campeãs de roubos e furtos
As cinco cidades paulistas com maior ocorrência de roubos e furtos no primeiro trimestre de 2021 são as mesmas que aparecem nos números de 2020. A cidade de São Paulo é a campeã, seguida por Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André e Guarulhos. A capital também lidera o ranking de furtos, com Santo André, Campinas, Guarulhos, Osasco e SBC.
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Inscreva-seBairros e locais de maior incidência
Os boletins de ocorrência analisados no estudo apontam, assim, que os bairros do Sacomã, Ipiranga, Jabaquara, São Mateus e Iguatemi são os que possuem maior número de registros de roubo na capital.
Há também a lista dos endereços mais perigosos nestes bairros. São eles: Avenida Almirante Delamare (Sacomã); Rua das Juntas Provisórias e adjacências (Ipiranga); Avenida Engenheiro Arruda Pereira (Jabaquara); Avenida Aricanduva (São Mateus); e Avenida Ragueb Chohfi (Iguatemi).
Já em relação aos furtos, São Mateus, São Lucas, Ipiranga, Itaquera e Vila Prudente são os cinco bairros, portanto, com maior incidência da capital. Os endereços mais perigosos são: Rua Ângelo de Cândia (São Mateus), Rua Costa Barros (São Lucas), Rua Agostinho Gomes (Ipiranga), Rua Antônio Gandini (Itaquera) e Rua Engenheiro Thomaz Magalhães (Vila Prudente).
129 mil furtos e 58 mil roubos desde 2019
O mesmo levantamento aponta o total de casos de roubo e furto de veículos no Estado desde 2019. Foram 58 mil modelos roubados entre janeiro de 2019 e março de 2021, bem como 129 mil furtos no mesmo período.
Segundo o coordenador do estudo, e professor do departamento de pesquisas em economia do crime da Fecap, Erivaldo Costa Vieira, “a diminuição de carros nas ruas reduziu, assim, a oferta/oportunidade para a indústria do crime”. Isso explica porque houve queda de 39,4% nos roubos, e de 29,8% nos furtos em 2020.
Para Vieira, a menor circulação de veículos reduziu o número de acidentes, o que fez cair a demanda por peças e acessórios, que é o, então, principal motivador econômico para o roubo de automóveis no Estado. Além da menor demanda nos desmanches, o professor lembra que houve queda da renda da população, e, assim, uma consequente redução no número de novos veículos nas vias do Estado.