Você está lendo...
Piaggio One: nova scooter elétrica tem visual de Vespa e bateria removível que carrega fácil
Notícias

Piaggio One: nova scooter elétrica tem visual de Vespa e bateria removível que carrega fácil

Sem dar detalhes técnicos, Piaggio apresenta a scooter One na China como modelo global e confirma estreia na Europa em junho

Eugênio Augusto Brito, colaboração para o Jornal do Carro

28 de mai, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Piaggio One scooter elétrico
Piaggio One scooter elétrico
Crédito:Piaggio/Divulgação
Piaggio One é scooter elétrico lançado no Salão de Pequim

O grupo italiano Piaggio anunciou o lançamento do scooter elétrico One, que tem visual inspirado na Vespa clássica. Anúncio global da nova motocicleta foi feito no Salão do Automóvel de Pequim (China).

Por falar em Vespa, o scooter elétrico é bastante inspirado na motoneta. Tem formato do escudo frontal, carenagem do guidão, bem como luzes lembram partes do modelo clássico. Ainda que com cores e materiais mais modernos e tecnológicos.

Há poucas informações oficiais, mas o modelo desenvolvido na Itália será global. O comunicado da Piaggio é breve. E diz que a scooter One foi “feita na Itália para um público jovem”. Da mesma forma, a marca garante que o novo modelo é uma mistura de cor, fantasia, estilo, segurança e tecnologia. “Como nunca se viu num scooter elétrico”, completa.

Publicidade




Boa lista de equipamentos

A lista de equipamentos do Piaggio One é bem completa. Tem painel de instrumentos digital colorido, semelhante ao de celulares no brilho adaptável ao ambiente. Também tem luzes full LED, compartimento de carga sob o assento, assim como sistema de partida sem chave.

Na mecânica, a scooter elétrica terá diferentes potências. Ou seja, a moto recarregável em tomadas terá dois mapeamentos de motor elétrico. Ideia da Piaggio é fazer a One disputar um mercado amplo.

Em vez de tanque de combustível, a pequena moto terá baterias de íon-lítio removíveis. Assim, permitirá recarregar em casa ou no escritório.


Piaggio One scooter elétrico
Piaggio One tem painel de instrumentos digital colorido
Piaggio/DivulgaçãoPiaggio/Divulgação

Scooter para público jovem e consciente

Com a scooter One, a Piaggio quer atrair um público mais jovem do que sua clientela habitual. Segundo a marca, são pessoas de perfil urbano. E maior consciência ambiental, mas interessados também em desempenho.

Assim, a marca promete um “veículo fácil de dirigir e extremamente leve”. Para tanto, apresenta assento baixo. Plataforma plana e espaçosa para os pés do condutor. Bem como apoios removíveis para os pés do passageiro.


Para a estreia, a Piaggio apostou em divulgação nas redes sociais. Postou vídeos e imagens no Twitter. E em canais descolados, como a rede social de vídeos TikTok. Por ora, não há preço oficial. A única confirmação é que a Piaggio One chegará às lojas europeias agora em junho.

Para deixar os fãs da marca ansiosos, a Piaggio diz que a nova scooter terá uma bateria tão fácil de recarregar quanto à de um smartphone. Apesar de compacta, a One promete um bom volume no compartimento sob o assento. Assim, resta saber quanto será a autonomia da simpática moto.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.