Em outubro do ano passado, a Renault apresentou o Mégane eVision, protótipo que antecipava a nova geração do médio, que tomou proporção de SUV com motorização elétrica. Oito meses depois, o novo Mégane E-Tech já está nas ruas europeias para os testes de rodagem.
De acordo com a marca francesa, 30 unidades pré-série rodarão pela Europa. Camuflados, os exemplares carregam linhas que remetem ao novo logotipo da fabricante, bem como o plano Renaulution, que terá foco na criação de carros elétricos. Mesmo assim, algumas características visuais estão expostas, como as lanternas, faróis e para-choques.
Sob uma concepção bastante futurista, os finos faróis parecem se unir por um filete (que provavelmente terá iluminação em LED). Por sua vez, esse fio atravessa o novo escudo da marca. Acima dos para-choques ficam as luzes de neblina, cuja moldura se estende até os faróis.
Seguido o desenho do protótipo, a parte visível das lanternas tem um desenho interno tridimensional, cheio de pequenas linhas. Tanto o para-choques dianteiro, quanto o traseiro, apresentam design mais esportivo com apliques na cor amarela.
A nova geração do Mégane abandonará não somente a carroceria hatch, bem como os motores a combustão. Desse modo, terá um motor elétrico que desenvolverá até 217 cv, alimentado por baterias de 60 kWh, e poderá rodar até 450 km sem necessidade de recarga.
Nova fábrica de elétricos
O novo Mégane será construído sob a arquitetura modular CMF-EV, a mesma que servirá ao Renault 5, por exemplo. Exclusiva para carros elétricos, ela ficará no novo complexo EletricCity, no norte da França. A fim de acelerar a transição para à eletrificação, a Renault fundiu as três plantas de Douai, Maubeuge e Ruitz em uma só megafábrica.
Conforme comunicado da montadora, até 2025 a produção anual do complexo chegará a 400 mil veículos por ano. Com cerca de 5 mil funcionários no momento, a Renault promete gerar mais 700 vagas de emprego até a metade da década.
Cronograma de lançamentos
A fábrica de Douai ficará, dessa forma, responsável pela produção da família CMF-EV, como é caso do Nissan Ariya e do Mégane E-Tech, que chegará no final de 2021. Além da dupla, construirá um outro modelo elétrico do segmento C, que estreia entre 2021 e 2022. Para 2023, a Renault vai lançar dois carros elétricos, novamente para segmentos premium.
Dessa maneira, um deles será o Renault 5, compacto elétrico que promete ser tecnológico e custar por volta de 20 mil euros, ou R$ 123 mil na conversão direta. O outro veículo pode ser a releitura elétrica do Renault 4. Já homologado na Europa com o nome 4Ever, patentes mostram que o modelo terá porte de SUV compacto. Ao todo, sete carros serão lançados na Europa até 2025 pela montadora parisiense.
Por sua vez, a planta de Maubeuge fabricará o novo Kangoo elétrico para 2022, assim como outras variantes do furgão. Os utilitários Nissan NV e Mercedes-Benz Citan, já fabricados por lá, deverão ganhar versões elétricas também em breve. Por fim, Ruitz deve se tornar a fábrica de baterias e componentes automotivos do grupo Renault.