Você está lendo...
Opel vai lançar novo Astra exatos 30 anos depois da estreia da 1ª geração
Notícias

Opel vai lançar novo Astra exatos 30 anos depois da estreia da 1ª geração

Sexta geração do Opel Astra nascerá sobre a plataforma do novo Peugeot 308 e terá versão híbrida plug-in, bem como uma perua

Diogo de Oliveira

10 de jun, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Novo Opel Astra
Opel revela primeiras imagens da nova geração do Astra
Crédito:Opel/Divulgação

Enquanto algumas marcas estão aposentando ícones do passado para criar novos carros elétricos, a Opel prepara-se para lançar um novíssimo Astra. Nesta semana, a montadora alemã, que pertence à PSA e, agora, também faz parte do grupo Stellantis, divulgou as primeiras imagens da 6ª geração do hatch nascido em 1991, há exatos 30 anos.

Por enquanto, os teasers mostram só um pouco do novo Opel Astra. Uma das imagens revela um pedaço do farol direito com um contorno (retangular) de LED acima dos canhões principais. A peça tem uma moldura na cor preta e exibe o estilo do SUV elétrico Mokka-e. Esse acabamento em preto se repete no retrovisor e nas rodas de liga leve.

Novo Opel Astra
Opel/Divulgação

Publicidade


Em outra imagem, uma parte do painel é revelada e surpreende ao mostrar duas telas voltadas ao motorista, como em um cockpit. Os visores são grandes e parecem ter 10 polegadas — a Opel chama de “Pure Panel”. Um deles exibe os instrumentos, como velocímetro e demais dados de bordo, e o outro serve à multimídia, que tem Wi-Fi e loja de aplicativos.

O pacote de imagens mostra ainda o encosto do assento do motorista, com formato esportivo, bem como um recorte do volante, além de outra foto com o nome “Astra” com letras espaçadas, provavelmente no centro da tampa traseira. O hatch ostenta pintura amarela e, dessa forma, parece ser uma versão com veia mais esportiva. A conferir.



Base de Peugeot 308

Diferente do Brasil, onde o Astra acabou estacionando na 2ª geração e saiu de linha já defasado em 2011, na Europa o hatch se mantém vivo até hoje. E seguirá, portanto, em linha com o lançamento desta nova geração. Entretanto, esse novo Astra terá um pouquinho de DNA francês. É que o modelo vai utilizar a plataforma EMP2, dos novos modelos da Peugeot.


No caso do novo Astra, a base será a mesma do médio 308. Ou seja, o hatch não terá mais sangue alemão, e tampouco guardará qualquer relação de parentesco com o Astra que fez enorme sucesso no Brasil com a gravata dourada da Chevrolet. Este se despediu, assim, após ser produzido no país por 13 anos, mais precisamente entre 1998 e 2011.

Novo Opel Astra
Opel/Divulgação

“O futuro Astra abrirá um novo capítulo emocionante na história de 30 anos do nosso modelo compacto de classe”, afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller. “Estamos confiantes de que a próxima geração do Opel Astra causará uma impressão poderosa e atrairá muitos novos clientes para a marca”, exaltou o executivo, indicando que o modelo trará inovações.


Novo Opel Astra
Opel/Divulgação

Elétrico? Híbrido?

Por ora, a Opel não revelou qualquer detalhe técnico do novo Astra. A montadora apenas indicou que o modelo será eletrificado. Cogita-se que a nova geração utilize o sistema híbrido do Peugeot 308, que combina o motor 1.6 THP turbo a um motor elétrico com 110 cv. Fala-se também em uma versão híbrida plug-in com tração nas quatro rodas e 300 cv.

A única certeza no momento é de que a produção do novo Opel Astra começará ainda neste ano na fábrica da montadora em Russelsheim, na Alemanha. E para a alegria dos fãs e saudosistas, o novo Astra terá uma versão perua, já que vai se valer da mesma arquitetura do Peugeot 308. E aí, será o caso da Stellantis trazer a Opel para o Brasil?


Novo Opel Astra
Opel/Divulgação

Chevette elétrico

Em tempo: a marca alemã da Stellantis revelou, em maio, uma versão retrô e elétrica do cupê Manta, um primo do Chevette. O esportivo não apenas trouxe um estilo de carroceria que lembra o modelo brasileiro dos anos 1970, como também inovou ao oferecer tração traseira e câmbio manual. Isso com potência de 147 cv e bateria para acelerar por 200 km.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião