O novo Peugeot 3008 vai estrear no Brasil nos próximos dias, e a Peugeot aproveita para esquentar o lançamento do seu SUV médio com mais um teaser. Desta vez, a marca francesa do grupo Stellantis mostra o painel interno com uma versão atualizada do chamado i-Cockpit.
Esta segunda geração do SUV é importada da Europa, onde as mudanças foram apresentadas em 2020. Agora, o Brasil espera receber a renovação para o Peugeot 3008 em julho. Assim, vai encarar o novo Jeep Compass, além dos novatos Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
SUV ficará mais tecnológico
A Peugeot do Brasil ressalta que a atualização do 3008 vai trazer o “i-Cockpit 2.0”. Isso significa que o painel de instrumentos digital, posicionado logo acima do volante, deve receber as modificações já em curso na Europa, com nova tela de alta definição de 12,3 polegadas.
No centro do console, a multimídia sensível ao toque também será atualizada. Ela crescerá das atuais 8 para 10 polegadas nas versões mais caras. Falando em versões, a Peugeot destaca na foto o volante com emblema metálico da versão GT na base.
Isso significa, portanto, que o Brasil também receberá uma das principais versões de acabamento da linha lançada na Europa em 2020. Esta configuração traz implementos à assistência ao condutor, que a Peugeot chama de “Driver Assist Plus”. O 3008 GT inclui, por exemplo, câmera de visão noturna adicionada ao sistema de radares e sensores.
O sistema detecta veículos, pedestres e até animais de médio e grande portes em situações de pouca visibilidade. A versão GT europeia soma ainda a tecnologia ao sistema semi-autônomo já existente no 3008 importado até então. Assim, o carro rastreia outros veículos, lê placas de velocidade, bem como faixas de rodagem para aprimorar o ACC.
Também há uma atualização para o sistema de câmeras 360 graus, com melhoria da ação nas manobras de ré. Assim como sistema de som premium. Além disso, o novo 3008 deverá trazer, em versões de topo, detalhes de metal cromado, com couro e materiais suaves escurecidos que, na Europa, compõem o kit “Black Pack” da versão GT.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seNovo visual externo
Anteriormente, a Peugeot mostrou atualização de faróis, grades e luzes traseiras do novo 3008. Assim, o crossover traz o visual já presente no novo 208, com novos faróis de LEDs que simulam presas de leão.
A traseira, portanto, altera levemente estilo com uso de plástico preto brilhante entre as lanternas de LED triplas. Bem como muda a grade frontal “frameless” (sem moldura cromada, com efeito flutuante).
Da mesma maneira, emblemas da marca e do nome do carro, na ponta do capô, mudam de posição. Para rodas de liga leve, opções de 17, 18 e até 19 polegadas nos pacotes GT e GT Black Pack.
Mecânica não muda
O novo Peugeot 3008 da linha 2022 vai manter o já consagrado conjunto mecânico com o motor 1.6 THP turbo flexível de 165 cv de potência e bom torque de 24,5 mkgf. O câmbio segue automático de 6 marchas.
Na Europa, entretanto, o SUV já oferece novas motorizações, que seriam interessantes no Brasil, incluindo um câmbio automático de oito marchas. Da mesma forma, um dos motores mais recentes é o Puretech 1.6 a gasolina, também turbo, que entrega 181 cv e 25,49 mkgf de torque.
Há ainda opções híbridas de 304 cv (com dois motores elétricos e tração integral) e de 202 cv (um motor elétrico e tração dianteira).