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Novo SUV VW Taos é bom de guiar, muito tecnológico e sobra no espaço
Lançamentos

Novo SUV VW Taos é bom de guiar, muito tecnológico e sobra no espaço

Feito na Argentina, Volkswagen Taos usa o motor 1.4 turbo flexível de 150 cv, tem vasta tecnologia e uma direção direta e afiada

Vagner Aquino, Especial para o Jornal do Carro

09 de jun, 2021 · 7 minutos de leitura.

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Taos
Na lista de concorrentes do Volkswagen Taos tem nomes como Compass, Corolla Cross e os chineses Song Plus e Haval H6
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Depois de Tiguan Allspace, T-Cross e Nivus, a Volkswagen conseguiu encaixar mais um SUV em sua gama e, finalmente, lança o Taos com preços entre R$ 154.990 e R$ 191.060 na série especial de lançamento Launch Edition. Entretanto, ao contrário das últimas apresentações, desta vez, o Jornal do Carro foi conferir como o novo utilitário se sai, na prática.

O SUV — que acabou com todas as unidades reservadas à pré-vendas em apenas 7 minutos — chega com preço acima dos rivais Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Mas suas grandes apostas estão em quesitos como tecnologia, espaço e, também, motorização.

Embora não ofereça opção a diesel, como o Compass, nem sistema híbrido, como o Corolla Cross, a Volkswagen aposta na receita turbo flex para este argentino — que chega no Brasil sem pagar imposto de importação.

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SUV Volkswagen Taos
Vagner Aquino/Estadão

Potência, torque e pegada

Mesmo com menos potência que o Compass, o 250 TSI do Taos gera bons 150 cv do motor 1.4 turbo flexível. O torque também é um pouco menor do que no Compass (25,5 mkgf contra 27,5 mgkf do 1.3 GSE turbo flexível da Stellantis), mas está longe de fazer feio e já está disponível a partir de breves 1.500 giros. Resultado: força total em boa parte do tempo.

Com a ajuda do câmbio automático de seis marchas (que tem aletas atrás do volante para as trocas numa condução mais esportiva), o Taos acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. Atinge, assim, a velocidade máxima de 194 km/h. Tem bastante vigor, arrancadas e retomadas espertas, e boa dose de fôlego. Pesa 1.420 kg e é mais leve que o rival da Jeep, mas não espere um comportamento muito diferente dos demais SUVs da Volkswagen. A direção (elétrica) do SUV com tração dianteira se mostrou extremamente direta.


SUV Volkswagen Taos
Vagner Aquino/Estadão

O som do motor não invade a cabine do Taos quando se pisa forte no pedal da direita. Durante as primeiras impressões com o Taos – na pista de testes da Goodyear, no interior de São Paulo — foi possível notar que, mesmo em altas rotações o motor não grita. Em curvas, não deu trabalho. E mesmo com o solo molhado, nada de escapar. Mérito, inclusive, do controle de estabilidade e da suspensão independente nas quatro rodas — tipo McPherson na dianteira e Multilink atrás.

Tecnologia para todo lado

Por meio do VW Play (sistema de infotainment da marca, que tem tela de 10,1″, memória interna própria de 10 GB, mas não tem wi-fi nativo) é possível selecionar até quatro perfis de condução. São elas: Eco, Normal, Sport e Individual. O objetivo é garantir diferenças nas respostas da direção, consumo e até luz ambiente. São 10 cores, no total.


SUV Volkswagen Taos
Vagner Aquino/Estadão

Mas a tecnologia não para por aí. Um radar frontal é capaz de, por exemplo, conferir inteligência nos faróis (iluminados por LEDs) com sistema IQ Light e, também, operar avançados recursos de segurança. Nesse sentido, destaque para o controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com o sistema Stop & Go. Ou seja, o veículo acelera e freia sozinho, conforme o carro à frente – cuja distância é controlável ao simples toque de um botão no volante.

Tem, ainda, frenagem autônoma de emergência que detecta pedestres e sistema de frenagem pós-colisão. Este último serve para brecar o Taos após um primeiro impacto. Isso reduz, significativamente, as consequências de acidentes multicolisão. A atuação é feita em conjunto com o supracitado controle eletrônico de estabilidade (ESC). Na lista, ainda têm os detectores de tráfego traseiro e de fadiga, controle de tração, assistente de partida em rampas e sistema de bloqueio eletrônico do diferencial.


Vagner Aquino/Estadão

Espaço e detalhes do interior

Se por fora, o que mais chama atenção no Taos é a nova barra iluminada por LEDs que atravessa a grade dianteira, por dentro, tem bastante a ofertar. A começar pelo volante, que vem do Golf 8 europeu (e do Nivus) e, ao centro, tem o novo logotipo da VW, em 2D. Pouco adiante, quem figura é o painel digital Active Info Display, com tela de 10,25″.

Vagner Aquino/Estadão

Apesar de conter partes em plástico duro (sim, aqueles usados no Gol, por exemplo), o Taos tem partes em couro, encaixes bem feitos, aquecedor dos assentos da frente e um excelente espaço interno. Afinal, são 2,68 metros de entre-eixos. Por falar em medidas, o porta-malas é bem generoso e oferece 498 litros de capacidade. Cabe salientar que ambas as medidas são maiores que o rival direto Jeep Compass, que tem 2,63 m e 410 litros. Promete incomodar…



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Prós

  • Espaço na cabine
  • Lista de conteúdos
  • Desempenho do conjunto mecânico

Contras

  • Ausência de opção 4x4
  • Não oferece hotspot de Wi-Fi
  • Preço acima dos concorrentes

Ficha Técnica

Volkswagen Taos Highline 250 TSI AT6

Motor

1.4 16V, injeção direta, turbo, flexível

Potência

150 cv

Torque

25,5 mkgf a 1.500 rpm

Câmbio

Automático sequencial, 6 marchas

Tração

Dianteira

Direção

Assistência elétrica com quatro modos de condução

Dimensões

4,46 m (comp.), 1,84 m (larg.), 1,63 m (larg.) e 2,68 m (entre-eixos)

Porta-malas

498 litros

Rodas e pneus

215/55 R18

Peso (ordem de marcha)

1.420 kg

Aceleração 0-100 km/h

9,3 segundos

Velocidade máxima

194 km/h

Preço sugerido

A partir de R$ 181.790

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