Embora a vitória do Jeep Compass já esteja encaminhada na disputa entre os SUVs médios, o recém chegado Corolla Cross acelerou e já está à frente do Corolla sedã, campeão absoluto de vendas da Toyota no Brasil e no mundo. Ainda faltando uma semana para o fim de junho, o utilitário já abre mais de 1.000 unidades sobre o tradicional três volumes.
De acordo com dados preliminares da Fenabrave, o Corolla Cross já emplacou 3.502 unidades desde o início de junho até hoje. Nesse ínterim, a Toyota comercializou 2.447 unidades do sedã. Cabe ressaltar que essa é a primeira vez desde a estreia do SUV, em março deste ano, que ele ultrapassa as vendas do Corolla sedã.
Contudo, se analisarmos o acumulado de janeiro a maio, o Corollamais tradicional ainda está na frente. Ao todo, o sedã vendeu 16.357 unidades, contra 5.604 exemplares do Corolla Cross. Nessa conta, vale lembrar que o SUV se posiciona em uma faixa de preços maior do que o Corolla sedã. Ou seja, o utilitário custa entre R$ 143.490 e R$ 184.490, enquanto o modelo de três volumes parte de R$ 123.790 e vai até R$ 162.890.
4º SUV mais vendido
Outro ponto importante nas vendas do SUV da Toyota é o posicionamento diante dos rivais. Pela primeira vez, o Corolla Cross é o quarto utilitário esportivo mais vendido do Brasil e deve manter essa posição até o final do mês. À sua frente, está o Jeep Compass em terceiro lugar, Hyundai Creta em segundo e o Jeep Renegade em primeiro, com 5.478 unidades.
Em termos de comparação, no ranking de SUVs da Fenabrave de maio, o SUV japonês ficou na sexta posição, atrás do Volkswagen T-Cross e do Chevrolet Tracker. Um dos motivos para a dupla ter caído de posição está na produção, uma vez que a GM e a VW precisaram paralisar a montagem em suas fábricas pela falta de semicondutores. No ranking geral, o Corolla Cross entra pela primeira vez no “Top 10” e é o 9º colocado.
Corolla vai virar líder absoluto?
No caso do carro mais vendido da Toyota na história, ele pode, em breve, virar líder absoluto no segmento. Isso porque o Honda Civic deve deixar de ser produzido no Brasil. A nova geração do sedã médio, portanto, promete chegar importada ao Brasil a partir de 2022. Mudança que, certamente, vai encarecer o seu preço.
Dessa forma, sobra ao modelo mais tradicional concorrer com Chevrolet Cruze, VW Jetta e Caoa Chery Arrizo 6. Contudo, somadas, as vendas desses três modelos não chegam a aproximadamente 28% do volume do Corolla sedã em 2021. Caso o Civic fique muito mais caro, o Corolla pode se tornar praticamente o único sedã médio com mercado no país.
Veja os 10 carros mais vendidos de junho até hoje (24)
- 1°) Fiat Argo — 6.499
- 2°) Fiat Mobi — 5.960
- 3°) Jeep Renegade — 5.478
- 4°) Hyundai HB20 — 5.430
- 5°) Hyundai Creta — 4.518
- 6°) Jeep Compass — 4.415
- 7°) Renault Kwid — 3.924
- 8°) Volkswagen Gol — 3.854
- 9°) Toyota Corolla Cross — 3.502
- 10°) Volkswagen T-Cross — 2.703