Você está lendo...
Honda muda linha de carros no Brasil antes da chegada do novo City
Mercado

Honda muda linha de carros no Brasil antes da chegada do novo City

Fit e Civic atuais darão lugar ao novo City, que terá versões hatch e sedã. Honda quer produzir só elétricos no Brasil em 2040

Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

16 de jun, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Fábrica da Honda em Itirapina
Fábrica da Honda em Itirapina
Crédito:Divulgação/Honda

Um dos principais lançamentos para esse ano é a chegada da nova geração do City, que incluirá a estreia do inédito City hatch. Assim, a Honda fará alguns ajustes no seu catálogo para receber a dupla. Isso significa que o Fit, realmente, está com os dias contados. Além disso, a montadora vai importar a nova geração do Civic, que também deixará de ser nacional.

A notícia da renovação da gama surgiu através de Atsushi Fujimoto, novo presidente da Honda América do Sul. Durante entrevista a jornalistas da área econômica, como os do site Automotive Business, o executivo anunciou que renovará e reduzirá a linha da marca japonesa. Assim, o foco será em conectividade, meio ambiente e segurança.

honda city hatch
Inédito City Hatch chegará como um substituto para o Fit

Publicidade


Atsushi confirmou que serão feitos novos investimentos no Brasil. No entanto, seguindo o estilo da Honda em não comentar projetos futuros, ele não revelou a quantia nem quais os carros que darão adeus ao mercado brasileiro e os que chegarão em breve.

As baixas

Como havíamos antecipado, o Fit logo deve se despedir de nosso mercado. Mais especificamente, assim que o City hatch chegar ao consumidor, o que deve acontecer no final deste ano. Ele terá uma proposta mais tecnológica, novo motor e preço parecido com o do monovolume.

Honda-Fit-frente-ext
Monovolume ganhou uma nova geração em 2019, mas não chegará ao Brasil

Já o Civic não dará adeus. Mas a nova geração, já apresentada nos EUA, virá ao Brasil como um carro importado. Conforme noticiamos, a Honda fechou a fábrica do Civic na Inglaterra e concentrará a produção no Japão e nos EUA, além de outros mercados emergentes.

Atualmente, o sedã vende metade do que o líder do segmento Toyota Corolla vende. Embora esteja na segunda colocação, a categoria dos sedãs médios enfrenta uma baixa procura. Todavia, se a Honda optar por importar o Civic somente na versão de topo (como ocorre com o CR-V atualmente), seu preço irá subir e o sedã poderá se tornar um carro de nicho.

A aposta de empresa no segmento dos três volumes, portanto, será na nova geração do City.


Nova geração do Civic aparece em 1ª imagem oficial
Divulgação/Honda

As novidades: foco na eletrificação

O executivo confirmou que a Honda do Brasil seguirá os parâmetros de eletrificação da matriz. Dessa forma, a marca pretende produzir somente veículos elétricos a partir de 2040 e zerar a morte em acidentes com carros da Honda até 2050. Para tanto, haverá um foco maciço em tecnologias de direção autônoma.

Até 2023, a montadora prometeu a vinda de três modelos eletrificados, sem especificar quais. O primeiro modelo dessa nova leva a chegar ao país será o híbrido Accord e:HEV, que chegará no 2º semestre. Posteriormente, é provável que montadora importe o CR-V híbrido e a versão híbrida do novo HR-V.


Honda
Nova geração do HR-V Honda/Divulgação

Apresentada no começo do ano, a nova geração do SUV está confirmada para o nosso mercado. Ela será produzida em Itirapina e pode manter o motor 1.8 flex aspirado, compartilhar o 1.5 turbo da versão Touring para as outras configurações ou até mesmo adotar o motor 2.0 aspirado do Civic. Dessa forma, o HR-V deve chegar no 1º semestre de 2022 como linha 2023.



Fábricas seguirão em operação

O executivo confirmou também que a empresa seguirá a operação nas fábricas de Sumaré e Itirapina. Juntas, elas têm a capacidade de produzir até 240 mil unidades por ano.


Esse número, no entanto, é bem maior do que a quantidade de modelos vendidos em 2020. Por causa da pandemia, no ano passado a Honda vendeu apenas 84 mil unidades. Esse total é 35% menor do que o acumulado em 2019. Cabe enfatizar que a retração média do mercado ficou em 27%.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião