Depois de ser visto na Argentina disfarçado de Compass, o novo Jeep Commander enfim revela a sua carroceria definitiva. O flagra enviado por um leitor ao Jornal do Carro mostra o SUV de sete lugares em testes na versão final, que ganhará produção daqui a menos de seis meses na fábrica da Stellantis em Goiana, Pernambuco.
O Jeep Commander estreia no Brasil no último trimestre deste ano e quer disputar vendas diretamente com a Toyota SW4. A base é a small wide, que serve a Renegade, Compass e Fiat Toro. Entretanto, o SUV de 7 lugares será razoavelmente maior e terá um inédito sistema híbrido leve para reduzir emissões e elevar o desempenho do motor 2.0 turbo diesel.
O flagra foi feito pelo seguidor do Jornal do Carro, Jefferson Alexandre, na cidade pernambucana de Bezerros. O local fica a 167 km de Goiana, onde fica a fábrica da Stellantis que produzirá o SUV. O modelo aparece de perfil e ostenta linhas que aparentam ser definitivas. A longa coluna B e a quase inexistente coluna C acomodam a terceira fileira de bancos.
Inspiração no novo Grand Cherokee
A camuflagem, por sua vez, está mais leve e mostra alguns detalhes do veículo, como parte dos faróis e das lanternas. Ou seja, o flagra desfaz qualquer relação do novo SUV com o Compass no design. Ainda que parcialmente expostas, as estreitas lanternas ficam na orientação horizontal e parecem invadir a tampa do porta-malas.
Os faróis também são horizontais e apresentam um filete de luz na parte superior das lentes. Eles podem acoplar as setas ou as luzes de rodagem diurna, assim como ocorre no Compass. A dianteira do novo SUV trará os faróis unidos à grade com as tradicionais sete fendas da Jeep. O estilo, assim, ficará parecido com o do novo Grand Cherokee (foto).
Já se disfarçou de Compass
Para despistar “paparazzis“, o Commander já foi visto com lanternas, faróis e até a grade do Compass. Mais próximo do início de produção, o SUV parece entrar na fase final de testes para homologação.
SUV nacional mais potente da Jeep
Tal como antecipamos, o Commander deverá trazer o motor 2.0 turbo diesel mais ecológico e potente. Assim, dos 170 cv atuais, deverá chegar próximo dos 200 cv de potência máxima. Isso se dará graças à adoção de sistema híbrido leve, que vai aliar o motor diesel a uma bateria reforçada de 48V. Com o sistema, o torque promete chegar aos 40 mkgf.
Apesar disso, a Jeep deve manter o câmbio automático de nove marchas e a tração será 4×4. Além da versão híbrida a diesel, o SUV poderá oferecer versões com o novo motor T270 1.3 turbo flexível, que gera até 173 cv de potência e 27,5 mkgf de torque. Este motor estreou no novo Compass e pode dar preço competitivo ao Commander na briga por volume.
SUV mais tecnológico da América Latina
Segundo a Jeep, podemos esperar que o Commander seja o SUV mais tecnológico em produção na América Latina. O utilitário vai herdar algumas das novas tecnologias. E recursos de segurança presentes no Compass. Como a plataforma de conectividade Adventure Intelligence, piloto automático adaptativo, frenagem automática, bem como o alerta de saída involuntária de faixa e monitor de ponto-cego.
No interior, o Commander deve receber o painel de instrumentos Full Digital HD com 10,25 polegadas personalizável, além da tela multimídia de 10,1 polegadas. O concorrente do Volkswagen Tiguan Allspace e do Caoa Chery Tiggo 8 começará a ser construído em breve e, assim, deve chegar ao mercado entre novembro e dezembro.