O tamanho é equivalente ao de picape média, mas a capacidade é de Fiat 500, Mini Cooper e cia. Isso, no entanto, tem um propósito: o luxo. Aliás, muito luxo. Estamos falando da Kia Carnival Hi-Limousine 2022, que oferece sofisticação de voos de primeira classe – por um alto preço, é claro. A marca sul-coreana acaba de apresentar a nova versão do modelo.
Se aqui no Brasil a Kia é uma marca que perdeu força, do outro lado do mundo, ela vai muito bem. A sul-coreana lançou a nova Carnival sobre a base da Hi-Carnival Limousine de sete lulares. Com a mudança de layout, dois assentos da parte de trás viraram poltronas premium. As cadeiras reclináveis são revestidas com couro Nappa tridimensional.
Dessa forma, as poltronas têm ajustes elétricos por toda parte e mesas retráteis. Assim, todo o controle fica a cargo de uma tela touch screen de 7 polegadas. Bem como pelo smartphone. Tem iluminação, ar-condicionado e até a TV inteligente – de 21,5 polegadas.
Massagem nos pés
A massagem, evidentemente, não poderia faltar. Mas aqui, o serviço é completo e vai (literalmente) da cabeça aos pés. Sim! Um massageador automático integrado é capaz de massagear os pés dos passageiros. Para isso, basta deixar os sapatos num compartimento exclusivo.
Além deste porta-objetos, tem armário quente ou frio para acomodar bebidas. E os porta-copos podem ser aquecidos ou resfriados. No mais, carregador de celular por indução e condução semiautônoma. Afinal, tem frenagem automática, alertas de ponto cego, sensor de mudança de faixa, entre outros recursos avançados.
Motorização e preço
Ao contrário dos aviões, entretanto, a Kia Carnival Hi-Limousine não decola. Mas tem potência de sobra exalada pelo motor 3.5 V6 de 294 cv. Da mesma forma, o torque é parrudo, e fornece 36,2 mkgf. Para abrigar a parafernália contida nesta configuração da van de alto luxo, foi necessário elevar a altura em 27 centímetros. São, assim, 2,05 metros.
Agora, sem mais delongas, vamos ao preço. Essa extravagância de carro não sai por menos de 87 milhões de won sul-coreanos (o equivalente a quase R$ 400 mil sem taxas). Barato quando comparado a, por exemplo, o Mercedes-Benz GLE 400d, que até traz massagem nos bancos dianteiros e tem acabamento impecável, mas não vai muito além disso.