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SUV Fiat Pulse e Jeep Compass híbrido são flagrados em Minas Gerais
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SUV Fiat Pulse e Jeep Compass híbrido são flagrados em Minas Gerais

Dois dos próximos lançamentos da Stellantis foram vistos quase sem disfarces; Compass 4xe liga na tomada e tem até 50 km de autonomia elétrica

Vagner Aquino, Especial para o Jornal do Carro

03 de ago, 2021 · 5 minutos de leitura.

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SUV
Jeep Compass 4xe é híbrido que carrega na tomada e rende até 50 km de autonomia em modo puramente elétrico
Crédito:Raimundinho Couto/O Tempo

A Stellantis está cheia de novidades para os próximos meses. Na última semana, a picape Jeep Gladiator foi flagrado nos arredores de Betim (MG). Agora, em dose dupla, tem SUV para vários estilos. E não estamos falando de Jeep Commander, mas de Fiat Pulse e Jeep Compass 4xe híbrido. Com pouca camuflagem, os modelos foram flagrados pelo jornalista Raimundo Couto, do jornal O Tempo, em Minas Gerais.

Ambas as novidades tinham pouquíssimos adesivos cobrindo a carroceria. O Pulse, em versão básica, não tem sequer faróis de neblina. No Jeep, aliás, justamente os emblemas da versão eletrificada (que será topo de linha) não estavam visíveis. O registro indica, entretanto, que o SUV médio deverá ser o primeiro modelo híbrido (plug-in) da linha 4xe no Brasil. Seu lançamento deve ficar para o segundo semestre. Assim, o Renegade 4xe deverá chegar em 2022, já como linha 2023.

SUV
Raimundinho Couto/O Tempo

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Como é o Compass híbrido?

A princípio, o Compass 4xe terá como trunfo, em nome da economia, o motor 1.3 turbo (a gasolina) aliado ao propulsor elétrico. Será, no entanto, o primeiro Jeep a adotar a tecnologia híbrida no Brasil. A meta é fazer média de 47 km/l. A potência combinada de 240 cv vem dos 180 cv (gasolina) + 60 cv (elétrico). A tração é 4×4.

De acordo com a marca, o novato vai da inércia aos 100 km/h em 7,3 segundos. Mérito do bom torque do motor elétrico. A velocidade máxima é de 200 km/h.

Jeep Compass SUV turbo
Jeep/Divulgação

Ao contrário das demais versões do Compass disponíveis no Brasil, o modelo híbrido chegará importado da Europa. Pelas fotos, é possível notar que o SUV oferece para-choques e caixas de roda pintados na cor da carroceria. O tom negro dá o ar da graça no teto, retrovisores, grade e rodas.

Revelado no Salão de Genebra (Suíça), em 2019, o Compass 4xe recebe bateria de 11,4 kWh em uma arquitetura de 400 volts. A autonomia é de 50 km no modo totalmente elétrico. A recarga pode ser feita em tomadas convencionais.



SUV
Raimundinho Couto/O Tempo

Pulse é o primeiro SUV da Fiat

O primeiro SUV da Fiat teve, a princípio, seu nome revelado durante o Big Brother Brasil (BBB21) e tem base no hatch Argo, de quem herda alguns componentes. Sob o capô, o Pulse terá o inédito motor 1.0 turbo GSE. A potência deve ficar entre 120 cv e 130 cv. Nas configurações mais baratas, todavia, o novato terá sob o capô dianteiro o 1.3 Firefly (109 cv). A aposta será em câmbios manual ou automático do tipo CVT.

Com valor em torno dos R$ 100 mil, o modelo não quer fazer feio frente à concorrência – composta por Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia. Com elementos emprestados até da picape Toro e do SUV médio Compass (ambos, da Stellantis), o Pulse, por fim, vai oferecer até painel de instrumentos 100% digital e central multimídia flutuante Uconnect com tela de 10,1″. O sistema Fiat Connect Me, em síntese, tem serviços controlados por meio de smartphone e é um dos destaques.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.