A picape Chevrolet S10 sempre foi um modelo de volume para a marca no Brasil. Entretanto, em 2021, por causa da crise dos chips, a picape passou a ser o carro-chefe da General Motors nos últimos meses, já que foi o único veículo em produção. Com as fábricas de Gravataí (RS) e São Caetano do Sul (SP) completamente paradas, a picape precisou assumir o protagonismo.
Assim, não é de se espantar que a GM escolheu o Brasil para apresentar a inédita versão Z71, com proposta mais aventureira. O emblema já está em alguns dos SUVs e picapes da Chevrolet no exterior. São versões com preparação para o off-road, mas não apenas visual. Há suspensão elevada, pneus todo-terreno, além de outros ajustes.
Nos Estados Unidos, a marca da gravata dourada oferece a opção Z71 nas picapes Colorado e Silverado, e nos SUVs Tahoe e Suburban. A novidade é que a Chevrolet desenvolveu a versão para a S10 feita no Brasil. E acaba de anunciar o lançamento da S10 Z71 em outubro. A versão deverá ficar acima da atual topo de linha High Country, buscando um novo público.
Rival para a Hilux GR Sport
Além de clientes que buscam viagens de aventura, a GM vai incrementar a robustez da S10 com a versão Z71 de modo a tornar sua picape média mais competitiva. O visual ainda é desconhecido, mas a versão terá boa dose de equipamentos para o fora-de-estrada. Assim, concorrerá diretamente com nova versão da Toyota Hilux, que também estreia no fim do ano.
Entretanto, a Chevrolet S10 Z71 não deverá ter alterações no motor em relação às demais versões turbo diesel. Ou seja, a picape manterá o motor 2.8 Ecotec com 200 cv de potência. E terá muitos acessórios para ostentar um visual imponente, bem como receberá modificações voltadas ao 4×4, como alterações na suspensão e pneus altos e sulcados.
Assim, disputará vendas com a Toyota Hilux GR Sport. E se colocará no páreo com outras concorrentes, como a Volkswagen Amarok V6, porém, neste caso, com menos motor. Poderá, ainda, incrementar as vendas, que começaram o ano acanhadas, com a Ford Ranger na sua cola. E, por fim, vai ajudar a manter a picape média da GM bem viva até a estreia da nova geração, que chega em 2023 com produção no interior paulista.