Muito se fala sobre a eletrificação dos carros. E, por falta de infraestrutura, o Brasil ainda caminha a passos lentos no segmento de veículos elétricos. Afinal, a dependência de postos de recarga ainda é algo que incomoda o consumidor daqui. Entretanto, os modelos híbridos (que combinam motores a combustão e elétrico) vêm conquistando cada vez mais o brasileiro. Mas, como será a desvalorização desses dos carros?
Para entender essa variação de preços, o Jornal do Carro pediu à Kelley Blue Book (KBB) um levantamento exclusivo que compara os valores de modelos híbridos e seus respectivos rivais a combustão, a fim de revelar quem perde mais e menos valor com o tempo. A pesquisa levou em conta um período de 12 meses – entre junho de 2020 e junho de 2021.
O foco, nesse sentido, se traduz pelo preço do modelo 0-km em relação ao preço de revendedor, aquele praticado pelos lojistas. A diferença do cálculo, portanto, é a variação.
De acordo com a KBB, ainda não há estimativas para as versões híbridas dos Toyota Corolla e Corolla Cross. A base da empresa ainda não consolidou os dados de mercado para determinar o comportamento destes dois modelos. Por isso, o mesmo vale para a linha Volvo, que eletrificou 100% da gama recentemente.
Os carros
O levantamento apontou que, entre os híbridos, o Toyota Prius foi o que menos desvalorizou. E mais: o modelo – que revolucionou a indústria automobilística como o primeiro carro híbrido produzido em série no mundo – valorizou 8,3% entre junho de 2020 e junho de 2021. Ou seja, em valores, o japonês (que acaba de sair de linha no Brasil) foi de R$ 165 mil (0-km, em junho de 2020) para R$ 178.685, com um ano de uso.
Na outra ponta, a KBB mostra que o Ford Fusion Hybrid é o híbrido mais desvalorizado da lista. Inclusive, sofreu maior depreciação que concorrentes a combustão (veja abaixo). A queda de valor foi de -24,8% no período. Dessa forma, caiu de R$ 182.990 para R$ 137.712. E não dá nem para culpar o encerramento de produção da marca no Brasil, pois o fato aconteceu no começo deste ano – e o sedã já vinha depreciando.
SUVs
Voltando à Toyota, o RAV4 Hybrid também acabou subindo de preço entre 2019 e 2020. No período, foi de R$ 225.747 para R$ 226.067. Assim, registrou alta de 1,6% no período. No entanto, seu concorrente Honda CR-V, com motor a combustão, foi ainda mais valorizado: 3,8%. De acordo com os números, passou de R$ 194.900 para R$ 202.325.
Por falar em valorização, proprietários do Toyota Camry (3.5 V6) são os mais satisfeitos na hora da revenda. O sedã é o mais valorizado da lista, com 12,9% de upgrade. De R$ 276.990 para R$ 312.730. Na sequência, aparece o VW Tiguan Allspace (R$ 155.656 para R$ 175.942,00), com 12,8% de alta. Confira abaixo a lista completa dos modelos com seus respectivos ano/modelo, preço 0-km e de revenda. E, por fim, a variação.
Híbridos
- Toyota Prius 2020 (+8,29%)
R$ 165.000 (0-km)
R$ 178.685 (usado) - ToyotaRAV4 Hybrid 2020 (+1,57%)
R$ 225.747 (0-km)
R$ 226.067 (usado) - Ford Fusion Hybrid 2019 (-24,75%)
R$ 182.990 (0-km)
R$ 137.712 (usado)
Combustão
- Toyota Camry 2020 (+12,90%)
R$ 276.990 (0-km)
R$ 312.730 (usado) - VW Tiguan Allspace 2020 (+12,78%)
R$ 155.656 (0-km)
R$ 175.942 (usado) - VW Jetta 2020 (+6,79%)
R$ 136.966 (0-km)
R$ 146.669 (usado) - Honda Civic 2020 (+6,03%)
R$ 116.300 (0-km)
R$ 123.159 (usado) - Toyota Corolla 2021 (+4,96%)
R$ 119.323 (0-km)
R$ 124.977 (usado) - Honda CR-V 2019 (+3,80%)
R$ 194.900 (0-km)
R$ 202.325 (usado) - Honda Accord 2020 (-6,20%)
R$ 224.800 (0-km)
R$ 210.875 (usado) - Volkswagen Passat 2019 (-8,35%)
R$ 168.600 (0-km)
R$ 154.527 (usado)