No início do mês, o teaser de um novo SUV da Dodge se espalhou pelo mundo. Entretanto, a novidade chega com um nome já bastante conhecido – inclusive pelos brasileiros. Trata-se do novo Journey. A diferença é que, agora, o SUV renasce sobre a base do utilitário GS5, da chinesa Guangzhou Automobile Industry (GAC). Pelo acordo de compartilhamento de modelos entre as marcas, caberá à fabricante oriental produzir o SUV que a Dodge venderá na América Latina. A operação começa pelo México.
As únicas imagens divulgadas até o momento mostram o novo Dodge Journey na fábrica da joint-venture entre Stellantis e GAC, na China. A imagem foi feita na cerimônia de início da produção da unidade 00001. A produção do SUV médio para a Stellantis é um passo importante no plano de internacionalização do Grupo GAC.
Sem detalhes divulgados
Do novo modelo só é possível ver a dianteira. Nem a traseira, nem o interior foram revelados até o momento – o que deve acontecer em breve. Cabe salientar, entretanto, que o SUV GS5, que serve de base, tem comprimento de 4,70 metros, 1,89 m de largura e 1,73 m de altura. Com espaço para cinco ocupantes, a distância entre-eixos fica de 2,71 m é generosa.
No quesito dimensões, portanto, a nova geração do Dodge Journey lembra o Mitsubishi Outlander. Na China, o SUV traz o motor 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina capaz de gerar 169 cv de potência máxima. O câmbio é automático de seis marchas.
Vem para o Brasil?
Ainda sobre a mecânica, o novo Dodge Journey pode chegar ao México trazendo o propulsor 2.0 turbo de 252 cv. Cabe lembrar que o SUV de 7 lugares vendido no Brasil tinha o veterano 3.6 V6 Pentastar a gasolina de até 280 cv, com tração integral.
Mas será que esse novo Journey chegará ao Brasil? A resposta no momento é “não”. Apesar de a marca do grupo Stellantis não ter se posicionado oficialmente sobre o novo SUV, cabe recordar que, atualmente, não há perspectiva para a atuação da Dodge por aqui. O site brasileiro, por exemplo, continua no ar, mas sem veículos disponíveis.
Dodge fora do Brasil
A Dodge saiu do mercado brasileiro em março deste ano, quando esgotou o estoque da antiga geração do Journey, que era o seu único modelo à venda no País. Este foi o segundo adeus da Dodge, que, desde janeiro, pertence à Stellantis. Entretanto, o grupo que reúne as marcas da FCA e da PSA já tem vários SUVs de sucesso no Brasil – como a dupla Compass e Renegade, da Jeep. Assim, não se justifica a importação do novo Journey.